segunda-feira, 25 de março de 2013

Oficina e Apresentação Fortaleza Instrumental

Marco Leonel Fukuda na oficina de Iniciação ao Violão -
foto: Junia Leonel 

A primeira edição do Festival Fortaleza Instrumental reuniu um importante grupo de instrumentistas das cordas nos dias 15 e 16 de março de 2013 no centenário Theatro José de Alencar. Além de apresentações consecutivas que privilegiaram a formação de público para a música instrumental, o festival também proporcionou oficinas gratuitas para jovens músicos e interessados da comunidade. 

A Oficina de Iniciação ao Violão foi realizada na tarde do sábado, 16 de março. A oficina tinha como um dos principais objetivos despertar a curiosidade dos presentes para a história desse cordofone, relacionando a anatomia e a construção das partes integrantes do instrumento com as aplicações dos conceitos de ressonância e de cordas vibrantes para gerar a sonoridade e o timbre violonísticos. Foram sugeridos exercícios básicos para o alongamento muscular de braços e mãos no preparo físico antes de ensaios e shows, e conselhos das posições mais adequadas para a mão direita (dedilhado) e a mão esquerda (digitação).  

Uma abordagem comparativa entre o violão e a viola caipira foi utilizada como metodologia para chamar a atenção de um público diversificado, que continha músicos iniciados, violonistas iniciantes e inclusive apreciadores do violão. Foram trabalhadas as diferenças entre ordens de cordas emparelhadas (em pares como cordas duplas da viola de 10 cordas) e cordas singulares como no violão de 6 cordas, o material de aço ou de nylon do encordoamento, e o cuidado de verificar a afinação sempre que variar a temperatura nos ambientes. Dessa forma, a oficina buscou aproximar mais o público do universo do violão, esse instrumento de cordas fascinante, inserido afetivamente na cultura brasileira.


Marco Leonel Fukuda se apresenta no Festival Fortaleza Instrumental
Foto: Lia Freitas

A programação do Fortaleza Instrumental continuou no período da noite, com as apresentações do grupo de choro Nó na Madeira, dos violonista Nonato Luiz, Diego Figueiredo e Toninho Horta. Tive a honra e o prazer de também me apresentar no evento e dividir a noite com esse time de primeira da música instrumental, e pude divulgar o meu trabalho do segundo disco, "Jornada", além de contribuir com a contrapartida da oficina de Iniciação ao Violão.

Álbum de Fotos no Picasa: Fortaleza Instrumental 2013


Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador

Nenhum comentário: