terça-feira, 26 de março de 2013

Ponto de Cultura Quilombola em Caucaia



O Ponto de Cultura Quilombocult da Associação dos Remanescentes do Quilombo dos Caetanos de Capuan de Caucaia (ARQCCC-CE) foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 25 de março de 2013, em Caucaia/CE. A data foi escolhida simbolicamente por conta do feriado estadual da Abolição dos Escravos na província do Ceará, em 25 de março de 1884, acontecimento histórico pioneiro em solo cearense que antecedeu em quatro anos a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel. O feriado da Abolição foi instituído em 2011 pelo governador Cid Ferreira Gomes (PSB-CE), e neste ano a data histórica completa 129 anos. 

A inauguração do Quilombocult é apoiada pelo Ministério da Cultura (MinC), a partir do programa Cultura Viva, e pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE). Maria dos Anjos, uma das coordenadoras do Ponto de Cultura, contou a história de fundação da comunidade dos Caetanos de Capuan, e voltou no tempo até a famosa seca de 1915, quando uma família de quilombolas saiu de Tururu, antes vinculado ao município de Uruburetama, e se instalou no Soure, antigo nome da cidade de Caucaia. É a mesma época retratada no clássico romance "O quinze" de Rachel de Queiroz. O governador do Ceará naquele período, Liberato Barroso, impediu que os sertanejos migrassem até Fortaleza, sendo proibidos de ultrapassar Soure. Inclusive foram instalados campos de concentração no Ceará para aprisionar os flagelados da seca, fato pouco estudado na historiografia, mas relevante por anteceder em duas décadas a perseguição nazista contra os judeus no Holocausto da Segunda Guerra Mundial. Na sequência de sua fala, Maria dos Anjos apresentou uma parte da árvore genealógica da comunidade dos Caetanos de Capuan, situando a todos sobre a caminhada de seis gerações de remanescentes quilombolas, em processo de auto-reconhecimento e valorização das raízes culturais africanas.




A abertura do evento se deu com a apresentação artística do trio composto pelos músicos Daniel Sombra (tenor e professor de Música do município de Caucaia), Felipe Rubens (violino) e Marco Leonel Fukuda (violão e viola caipira). O repertório teve músicas de Humberto Teixeira, Heitor Villa-Lobos e Luiz Gonzaga, com um recorte da música brasileira, enfatizando a riqueza da música regional nordestina. O público cantou junto as músicas "ABC do Sertão", "Asa Branca" e "O xote das meninas". As letras de "Pau de arara" e "A Morte do Vaqueiro" também passaram a mensagem da resistência do povo do Nordeste, e da vibrante cultura que leva consigo "dentro do matulão". Além da música, jovens da comunidade dos Caetanos apresentaram dois números de dança, um de carimbó e outro da dança da quenga do coco. A inauguração do Ponto de Cultura Quilombola reuniu cidadãos caucaienses, autoridades locais, e representantes de várias gerações, desde as crianças e a juventude até as senhoras de mais de 75 anos, as griôs, ou mestras da cultura - memória viva da comunidade, que participaram com entusiasmo das atividades sentadas na privilegiada primeira fila reservada para elas, as matriarcas da linhagem dos Caetanos de Capuan. 


Leia também
Educadores Tremembé são formados na UFC

Fotos: Marco Leonel Fukuda e Junia Leonel

Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador

Nenhum comentário: