segunda-feira, 25 de março de 2013

Música no ENEPET 2013

Oficina de Música do XII ENEPET - Fortaleza/CE - 15/03/2013

O XII Encontro Nordestino dos Grupos PET foi realizado entre os dias 14 e 17 de março de 2013 na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza-CE. O PET é a sigla para Programa de Educação Tutorial, um projeto de alcance nacional, presente em instituições federais, estaduais e municipais de ensino superior no Brasil. O PET foi implantado em 1979 em cursos de graduação da área tecnológica, para aprimorar a qualidade acadêmica e estimular a motivação e a permanência dos universitários, diminuindo a repetência e a evasão dos alunos. 

Desde a implantação do REUNI no governo do presidente Lula, vários grupos PETs de áreas como Humanas, Artes, Biológicas, Ciências Exatas e da Terra foram implantados pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil inteiro em um processo conjunto com a expansão das universidades públicas. Tem aumentado o espaço para a proposta de educação tutorial, reunindo grupos de bolsistas que se destacam nas faculdades com acompanhamento de professores doutores como tutores que devem estimular os petianos para realizarem projetos que contemplem o tripé fundamental da universidade (ensino-pesquisa-extensão) e que tragam melhorias para os respectivos cursos de graduação. 



O XII ENEPET foi um congresso que reuniu representantes dos grupos PET dos nove estados do Nordeste brasileiro na capital cearense, para que fossem discutidos aspectos do programa PET, a integração entre as diversas áreas do conhecimento humano e experiências bem-sucedidas de educação tutorial. O ENEPET é um evento regional fundamental para a articulação política dos grupos PET, uma continuação dos encontros estaduais (o ENCEPET - Encontro Cearense dos PETs foi na semana anterior e serviu como prévia do ENEPET), e uma preparação para o Encontro Nacional dos grupos PET (ENAPET), previsto para outubro de 2013, em Recife-PE.

A oficina de Música do ENEPET foi uma das ações culturais do evento, uma pausa entre atividades como palestras, conferências, grupos de discussão e grupos de trabalho. Tivemos o prazer de trabalhar como facilitador da oficina de Música, representando o PET do curso de Comunicação Social da UFC - o PETCom. Pudemos trocar experiências sobre interesses artísticos dos participantes da oficina e das atividades culturais realizadas pelos grupos PET representados. 

Temas básicos de teoria musical foram trabalhados, introduzindo as noções de harmonia e melodia, as formações instrumentais, e a discussão de aspectos estéticos e antropológicos da música, ressaltando a dimensão de sociabilidade e a presença da música no cotidiano. Após essa discussão, fizemos um breve ensaio em grupo de vozes acompanhadas por uma viola caipira, para tocarmos "Tocando em frente" de Almir Sater, e "Dona Maria", de Juliana Roza e Ernesto Cartaxo, da banda cearense Fulô da Aurora, música que tratava sobre a rotina das lavadeiras que lavam roupas e cantam nas beiras dos rios. A oficina de Música reuniu tanto a reflexão teórica quanto a prática musical coletiva do canto, e permitiu, dessa maneira, trazer novas informações e enriquecer a programação do XII ENEPET.


Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador

Nenhum comentário: