segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Artes Visuais - Vik Muniz




Terminou ontem, domingo dia 8 de agosto, no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), a exposição do artista brasileiro Vik Muniz. A exposição, que iniciou-se no dia 16 de abril, atraiu muita gente no seu último dia de exibição, por causa desse velho hábito do brasileiro de deixar muitas coisas para a última hora. A expressão nos semblantes dos visitantes era de satisfação, de alegria pela oportunidade de ver um trabalho de amplo reconhecimento e de alto valor estético e artístico democratizado e acessível na capital cearense.

Surpreenderam-me a criatividade e a ousadia de Vik Muniz, que consegue mesclar elementos de arte efêmera e impressionismo nas suas obras de arte contemporânea. Fez obras com materiais curiosos como chocolate, açúcar, areia, arame, sucata, até soldadinhos de plástico, que após construí-las, tinham de, com estupenda agilidade, ser fotografadas antes que desmanchassem. Baseou-se em grandes pintores como Monet, mas, ao invés de se valer de borrões de tinta para alcançar efeitos vistos à distância pelo espectador dos quadros, Vik lançou mão de recortes de revistas, até para elaborar um auto-retrato.

Obras de pintores renascentistas como Rafael Sânzio e Bosch eram rearranjadas com múltiplas combinações de quebra-cabeças, uma assustadora medusa feita de macarrão e molho de tomate, Mona Lisa de Leonardo da Vinci foi desenhada num prato com geléia e doce de leite, belas paisagens de linhas de costura emaranhadas, grandes depósitos de sucata e resíduos recicláveis fotografados de cima revelavam belas imagens e construções visuais, semelhante à abertura da atual novela das oito na rede Globo, "Passione". Valiosas e apropriadas reflexões surgem ao olhar o trabalho de Vik Muniz, que questiona a fragmentação na vida contemporânea, a versátil utilizaçãos dos mais variados materiais, com a ressignificação do cotidiano. Foi uma exposição memorável no Espaço Cultural da Unifor, como também foram as exposições anteriores do Rembrandt, do Antônio Bandeira, da vida e da obra do Visconde de Mauá, e mais uma cobertura de evento artístico realizada pelo blog Cultura Ciliar.

Para saber mais:
http://www.unifor.br/joomla/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=227&Itemid=1175

Nenhum comentário: