domingo, 20 de maio de 2012

Violão veterano


Fonte: www.nonatoluiz.com.br

O violonista e compositor Nonato Luiz celebrou 35 anos de carreira em apresentação no centenário Theatro José de Alencar, no último dia 30 de março. O concerto festivo teve como convidados o bandolinista Jorge Cardoso, o arquiteto, letrista e compositor Fausto Nilo e os violonistas Cainã Cavalcante e Tarcísio Sardinha. Nonato Luiz gravou um DVD comemorativo para registrar a ocasião. É um item inédito da fértil discografia de mais de 30 títulos do violonista, cuja produção autoral soma aproximadamente 600 composições solo e em parcerias. Os trabalhos mais recentes de Nonato Luiz incluem a série “Estudos, peças e arranjos”, com lançamentos em CD (2010) e em DVD (2011), no catálogo do selo RNO Produção Musical.

Da lavra desse talentoso compositor, nascido em Lavras da Mangabeira, no Ceará, os entusiastas e colecionadores de obras do violão brasileiro guardam com carinho o CD “Estudos, peças e arranjos”. O repertório do disco é uma retrospectiva da carreira de Nonato, com homenagens a três influências capitais da música nacional: os compositores Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Baden Powell (1937-2000) e Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955).

Villa-Lobos é saudado por Nonato Luiz na música “Villalobiana”, com movimentos melódicos vigorosos do registro grave do violão, seguidos por acordes cheios das sonoridades de cordas soltas. Villa-Lobos foi maestro e violoncelista. Produziu uma obra para violão inspirado no cello, com belos fraseados de bordões, das cordas graves, arrematando com acordes monumentais dessa orquestra de seis cordas dedilhadas. Lições de técnica composicional que Nonato Luiz aplica com propriedade. “Saudades de Baden” é uma música dedicada a Baden Powell, um dos maiores mestres do violão brasileiro, virtuose, dono de um legado e de uma rítmica violonística afrosambante, de quem todos nós sentimos falta e, por isso, reservamos lugar privilegiado nas nossas coleções.

Garoto, o multi-instrumentista das cordas e precursor da Bossa Nova, foi integrante do grupo Bando da Lua, que acompanhou Carmen Miranda nas primeiras apresentações da cantora nos Estados Unidos. A homenagem feita a ele é um arranjo transcrito para violão solo da música “Meu Coração”, uma peça “lado B” do repertório autoral de Garoto, gravada pelo Trio Surdina nos anos 1950. Em “Estudos, peças e arranjos”, está presente a adaptação do tradicional choro “Saxofone, por que choras”, de Ratinho. Nonato, como de costume, surpreende com a capacidade incrível de elaborar arranjos e de tocar com firmeza no violão músicas concebidas para outros instrumentos.

No repertório e no início do título do álbum, estão os estudos, ou seja, as peças musicais de caráter didático. São exercícios de técnicas violonísticas compostos por Nonato Luiz na rotina disciplinada de prática e de contato íntimo com o instrumento, tão familiar após três décadas de convivência. São seis estudos dirigidos não apenas para aprimorar as habilidades de aprendizes e de violonistas profissionais, mas também para o deleite do público, pela musicalidade que brota de arpejos elaborados e da dança de dedilhados nas cordas. Vale ressaltar o “Estudo nº 5”, que Nonato Luiz compôs na afinação em quintas da viola caipira, outro instrumento com o qual o violão dialoga no CD.

“Estudos, peças e arranjos” é um disco marcante para a história da música instrumental produzida no Ceará e um título de relevância para o violão brasileiro. Nonato Luiz apresenta um trabalho que é síntese de uma duradoura e consagrada carreira como violonista, compositor e arranjador. É uma notável façanha conseguir transitar confortavelmente pelos domínios da música erudita, concertista, sem esquecer o caminho popular da música brasileira e da música regional nordestina. É esse o violão de Nonato Luiz: tão versátil e universal, por ter saído da sua aldeia Mangabeira, por representar a cultura cearense, por ter alcançado e admirado o mundo todo.

Serviço
CD “Estudos, peças e arranjos” (2010)
Nonato Luiz
R$25,00 (19 faixas)
Pedidos: www.nonatoluiz.com.br

Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo


Baião Cigano (Nonato Luiz) com Nonato Luiz e Adelson Viana:



Resposta do próprio Nonato Luiz à resenha publicada no blog Cultura Ciliar - via Facebook.

Nenhum comentário: