quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cardoso violino elétrico



Cardo é outro nome para espinho de cacto, uma folha modificada pela sabedoria da natureza para que a planta resistisse a longos períodos de seca. Alguns segmentos da música atual talvez estejam passando por um momento de estiagem de talentos autênticos, mas o violinista Rodrigo Cardozo é um sinal de esperança de que a chuva vem para refrescar a aridez da cena cultural do Ceará. Uma prova saudável e salutar de que a música cearense está novamente se renovando. Curioso o jovem músico ter um sobrenome desses, que coincide com os dedos longos, afiados e precisos no toque do violino.

Rodrigo Cardozo fez uma impactante apresentação na última sexta-feira, dia 25 de maio, no Bosque das Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), pelo projeto Pôr do Som de música instrumental. Foi acompanhado por um power trio, tendo na formação de banda Rafael Magoo na guitarra, Rubem no contrabaixo e Francisco Drum na bateria. Os três músicos fizeram uma excelente base para acompanhar o violino plugado. Ou como se diz na gíria musical, fizeram uma confortável “cama” para deitar os solos violinísticos eletrificados do front man daquela noite. Ao alcance dos pés do violinista, havia vários pedais de efeitos produzindo os sons mais inusitados, que se completaram nos firmes movimentos do arco.

Por vezes, tive a impressão de que o instrumentista tocava um fiddle, aquele timbre de violino característico da música country norte-americana. Em outros momentos, o som me transportava para uma atmosfera nordestina, como se uma rabeca ressoasse nos ouvidos e no imaginário dos presentes àquele espetáculo musical. O violino também dialogou com a guitarra em solos ágeis e estridentes das músicas mais agitadas, quando pareceram visceralmente conectados de tão íntimos e entrosados que soaram para o público. De um instrumento que se espera concertista, típico da música erudita europeia, Rodrigo apresenta possibilidades múltiplas, releituras, fusões, surpresas para quem, como eu, é um apaixonado por música instrumental.

O pout-pourri de “Come Together” dos Beatles e “The Wall” do Pink Floyd levantou o público. Rodrigo teve o cuidado de montar um repertório em que as composições autorais fossem entremeadas por clássicos do rock e da música internacional. Estratégia inteligente de quem conquista a plateia, na ocasião formada principalmente por jovens universitários, ao mesmo tempo que introduz os ouvintes ao trabalho de compositor. Quem vibrou com a execução de “Beat It” do rei do pop Michael Jackson também pôde apreciar as músicas “Tá na veia”, “Um novo dia” e “Save the planet” de Rodrigo Cardozo. Todas elas músicas bem compostas e interpretadas com vigor e beleza, pois o violinista soube fazer nuances conscientes na dinâmica, tocando suave e forte nas horas certas.

Rodrigo Cardozo e o guitarrista Rafael Magoo demonstraram tranquilidade e profissionalismo quando cordas dos instrumentos deles arrebentaram no meio da performance. Magoo não se intimidou com a corda mi aguda pendurada, e Rodrigo rapidamente desculpou-se pela falha técnica, trocou de violino para o instrumento reserva e o show de todo artista tem que continuar, como diz a bela canção de João Bosco e Aldir Blanc. 

Os dois provaram que são músicos equilibristas, daqueles que possuem jogo-de-cintura e experiência para contornar as dificuldades do cotidiano artístico. Não deixaram a peteca cair e se mantiveram serenos no palco, sem deixar transparecer que o rompimento de cordas fosse um erro ou um acidente. Refizeram ajustes de afinação e tocaram com cinco cordas restantes da guitarra. Eu que sou músico observei esses detalhes, que passaram despercebidos pela maioria das pessoas que ali estavam surpresas com a ousadia inventiva daquele violino elétrico.

Naturalmente, o público pediu bis. Rodrigo sorriu e tirou uma música da manga para finalizar. Aplaudi(mos) com gosto, feliz(es) pelo presente de ouvir música de qualidade numa noite de sexta-feira, para brindar mais uma semana de estudos e de esforços.


-------
Acompanhada dessa crônica, audioveja o clip da música "Tá na veia" de Rodrigo Cardozo.


Para saber mais, acesse o site oficial do violinista: www.rodrigocardozo.com


Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo

Nenhum comentário: