domingo, 27 de maio de 2012

Podcast GERA - Roda de conversa Pesquisa em Rádio


Grupo de Estudos em Rádio (GERA) - 22/05/2012


Prof. Nonato Lima
O Grupo de Estudos em Rádio (GERA) realizou uma roda de conversa sobre Pesquisa em Rádio na última terça-feira 22 de maio, na sala do PETCom. O professor Nonato Lima, jornalista e diretor da Rádio Universitária FM 107,9 MHz, foi convidado para dialogar sobre esse tema com os participantes do GERA.

A roda de conversa foi o terceiro encontro do grupo de estudos, que começou as suas atividades quinzenais no dia 17 de abril de 2012. É a proposta de convidar mensalmente um profissional do rádio para uma síntese entre teoria e prática nos encontros do GERA. O evento deu continuidade às duas primeiras reuniões, em que foi apresentada a metodologia de trabalho desse novo projeto de iniciativa do PETCom, e se debateu sobre a produção radiofônica segundo Robert McLeish.

Nonato Lima começou a sua fala criticando a carência de discussão e de estudos sistemáticos sobre o rádio na universidade. Apesar de ser uma mídia popular, que se fortaleceu com o advento da televisão e da Internet, o rádio, segundo o professor, tem o seu ensino secundarizado nos currículos de Comunicação Social. Não só no ambiente acadêmico, mas o próprio meio radiofônico enfrenta dificuldades como a falta de políticas de memória das emissoras de rádio para conservarem o material de pesquisas, e os privilégios das concessões públicas da radiodifusão no Brasil, que concentram o controle da mídia nas mãos de elites políticas e econômicas. O diretor da Universitária FM também ressaltou o desconhecimento dos radialistas em relação ao potencial comunicativo do rádio, o que causa uma falta de investimento na qualidade dos conteúdos das programações radiofônicas.

A pesquisa em rádio passa por desafios na alvorada do século XX, quando as tecnologias digitais reformulam e ampliam o conceito de rádio. O rádio, para Nonato Lima, é o lugar para conversar, o meio de comunicação que, por natureza, promove o diálogo e a mobilização social, participando diretamente da cultura. Ao final da exposição, o convidado da primeira roda de conversa do GERA falou sobre as grandes possibilidades para se pesquisar o rádio hoje, em áreas a serem estudadas como a história do rádio e as particularidades regionais, os estudos de linguagem radiofônica, rádio e ideologia, arte e técnica no rádio, participação do ouvinte e interatividade, segmentação e diversidade da programação radiofônica, sonoplastia e estética no rádio.


Roda de Conversa do GERA - Pesquisa em Rádio (22/05/12)
 
Participantes da Roda de Conversa / GERA: Marco Leonel Fukuda (facilitador), Renato de Menezes, Diego Somba, Lidianne Macêdo (visitante), Bárbara Danthéias e Junia Leonel (visitante).

Ouça o podcast de vozes plurais da Roda de Conversa sobre Pesquisa em Rádio    (GERA-UFC):

 

Leia mais 
Grupo de Estudos em Rádio - GERA 
GERA conversa sobre Pesquisa em Rádio - PETCom UFC 
Roda de Conversa GERA - Pesquisa em Rádio
Página do GERA no Facebook

Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo
Facilitador do Grupo de Estudos em Rádio (GERA)


Nenhum comentário: