terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dança Flamenca no último final de semana em Fortaleza




O Grupo de Dança Tablado apresentou no último final de semana no Teatro Dragão do Mar o espetáculo "Religare" de Dança Flamenca. O espetáculo, concebido e dirigido por Graça Martins, fez uma colagem de projetos anteriores, além de apresentar novas coreografias, de um dos poucos grupos de dança do Ceará dedicado à pesquisa do flamenco, da dança dos ciganos da Península Ibérica, quem sabe talvez um dos poucos grupos de dança do Nordeste brasileiros envolvidos com essa temática.

"Religare" trazia vários números de dança flamenca, solos, duos, trios, conjuntos masculinos e/ou femininos em três quadros. "Religare" faz conexões temporais da nossa ancestralidade ibérica, dos colonizadores europeus, suas contribuições culturais para a América Latina, o violão, instrumento de cordas trazido por eles, que se sentiu confortavelmente em casa no Brasil.

O primeiro ato, com o fundo preto tradicional do teatro, apresentava os bailarinos em seus números iniciais. O segundo quadro descia um xale gigantesco, enfeitado com rosas vermelhas, e que dava prosseguimento às danças, que traziam variadas levadas rítmicas da música espanhola, que, em algumas momentos, pareciam com música caribenha, tangos argentinos, mas que mantiveram o potente violão flamenco, as características palmas, batidas de cajón, e melodias lamentosas dos gitanos castelhanos.

O terceiro e último quadro ou ato leva a plateia para uma praça, com aquelas românticas lamparinas, como as que vemos no Passeio Público de Fortaleza. A música era tocada ao vivo, com o cantaor Diego Zarcón, o violonista Jony Gonçalves (ou guitarrista, como se fala em espanhol) e o flautista Cleylton Gomes. Os músicos, extremamente habilidosos, de maduras técnica e sonoridade, alternaram a execução ao vivo com o som mecânico, e deram um toque de sofisticação para os números coreográficos de "Religare".

O espetáculo foi um tanto extenso, com uma hora e meia de duração, mas que impressionou o público, que aplaudiu de pé, pela fiel caracterização da dança flamenca, pela sensualidade, pelo capricho observado no figurino e no cenário, pelos precisos e seguros movimentos dos dançarinos do elenco do grupo Tablado.


Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo.

_____________________________________________________________________________________

Para saber mais:
http://grupotablado.wordpress.com/

Nenhum comentário: