terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dança - EDISCA apresenta "Sagrada" no Teatro do Via Sul Shopping






"Sagrada" é o mais novo espetáculo da EDISCA - Escola de Dança e Integração Social da Criança e Adolescente - e está em cartaz até o final de janeiro de 2011 no recém-inaugurado Teatro do Shopping Via Sul, no cruzamento entre as avenidas Washington Soares e Oliveira Paiva, em Fortaleza.

A coreografia é assinada por Dora Andrade e Gilano Andrade, que coordenaram um elenco de 40 bailarinos, de idades entre 12 e 20 anos. A trilha sonora é do violonista e compositor cearense Manassés de Souza, que já compôs as músicas para outros dois espetáculos anteriores a "Sagrada": "Duas Estações" e "Mobilis". A trilha sonora de "Sagrada" é muito impactante, caprichada, coerente com a coreografia elaborada, e leva o público a diversos estados de consciência: relaxamento, contemplação serena com piano e cordas friccionadas (violinos e afins), até as vigorosas intervenções da percussão, dos efeitos eletrônicos de sintetizadores e do célebre violão de 12 cordas de Manassés.

Gilano Andrade foi um dos entrevistados na Série Arte e Cultura de Paz (entre os dias 17 a 21 de janeiro deste ano) do Programa Por uma cultura de paz, produção e apresentação Marta Aurélia na Rádio Universitária FM, série de cinco programas radiofônicos especiais da qual fui colaborador e assistente de produção.

"Sagrada" traz a sempre atual e necessária proposta do diálogo das artes com o meio ambiente, do papel da cultura na preservação da natureza. A água, a vida humana, a natureza são elementos sacralizados na dança dos jovens bailarinos da EDISCA. O cenário é de longos panos brancos, que permitem formar coxias para dividir o espaço cênico e um fundo para as projeções, responsáveis pelas transições do espetáculo.

A narrativa de "Sagrada" começa no oceano, no fundo das águas marinhas, de onde surgiram as primeiras formas de vida, e segue para o ambiente terrestre. Há uma cena importante nas cavernas, em que são retratadas as pinturas rupestres, a arte primitiva humana de cunho encantatório, divino, religioso, até a mudança de percepção simbólica do mundo, que ocorreu quando o homem estampa as mãos nas paredes das cavernas. Uma Vênus de Willendorf gira na mesma projeção da arte visual rupestre, como uma representação da Antiguidade do corpo feminino, da fertilidade, da geração da vida, que coaduna com a água, importante elemento discursivo de "Sagrada", que tornou a vida possível no planeta Terra.

Cenas marcantes do espetáculo mostram a interação dos bailarinos da Edisca com tecidos circenses e bandeiras translúcidas, que dão um efeito hipnotizante para a plateia. Com águas-vivas na projeção do fundo do cenário, somos automaticamente transportados para o fundo do mar; contemplamos os dançarinos em leve movimento de flutuação e chama a nossa atenção o envolvimento trazido pela iluminação.

A última cena de "Sagrada" é um gran finale digno de produções artísticas de altíssima qualidade. Um grande quadrado de linóleo branco forra o amadeirado do palco italiano do Teatro Via Sul, e com finas mangueiras furadas em partes estratégicas, o palco enche-se de água, que os bailarinos utilizam para surpreender a plateia no ato coreográfico de encerramento. Todos se banham, utilizam as conchas das mãos para delicadamente molharem as cabeças uns dos outros, pingos d'água se alternam com potentes jatos em cena. A água que estava como metáfora nas projeções chega para o primeiro plano cênico e deixou os expectadores maravilhados, que aplaudiram calorosa e emocionadamente quando "Sagrada" chegou ao fim.

A EDISCA está de parabéns não só pelo seu último projeto-espetáculo, mas pelo sólido trabalho realizado há 19 anos de desenvolvimento humano, inclusão social e educação com ênfase em arte para crianças e jovens da periferia de Fortaleza. Para você que está lendo esta crítica/postagem do Blog Cultura Ciliar, ainda não viu "Sagrada", ficou com curiosidade de ver, é uma ótima sugestão de programação cultural para o próximo final de semana, o último do mês de janeiro, final da 1ª temporada desse magnífico espetáculo da Dança do Ceará.


Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo
.

_________________________________________________________________

Serviço

EDISCA apresenta "Sagrada"

Dias 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de Janeiro

Sextas de janeiro - 21h

Sábados de janeiro - Duas sessões - 18h e 21h

Domingos de janeiro - Duas sessões - 18h e 20h

Teatro do Via Sul Shopping

Ingressos: R$30 / R$15


Para saber mais:
http://www.teatroviasul.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=101%3Aedisca-apresenta-sagrada-no-teatro-do-via-sul&catid=4%3Anoticias&Itemid=8

http://www.edisca2010.blogspot.com/

www.edisca.org.br

Nenhum comentário: