quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Teatro - "O Pagador de Promessas"

A peça "O Pagador de Promessas" - montagem da 10ª turma concludente de Artes Cênicas do IFCE (ex-CEFET), sob direção de Fernando Lira e direção musical de Simone Sousa, em temporada no mês de janeiro de 2010 no Teatro do Dragão do Mar, é um espetáculo de encher os olhos e alimentar a alma. Foi um mergulho surpreendente na cultura popular e no rico imaginário do povo brasileiro, com convergência de linguagens artísticas. Na peça, há momentos não apenas de teatro propriamente dito, mas intervenções enriquecedoras de muita música e dança, com maracatus, batuques, cantos religiosos (rezas, benditos, incelenças), rodas de capoeira, disputas de maculelê, emboladas com desafios para repentistas, a sonoplastia toda feita ao vivo pelo grupo que estava se apresentando. Uma riqueza cultural levada ao público por um trabalho de alto nível de qualidade pela juventude de artistas de Fortaleza.

O texto de Dias Gomes, tradicional paradidático dos tempos de colégio, adaptado inclusive para a teledramaturgia, recebeu um tratamento carinhoso e cuidadoso por parte dos jovens atores e atrizes recém-formados, que provaram abundantes talento e competência em uma hora e meia de espetáculo. Os tipos sociais de uma típica cidade do interior estão muito bem caracterizados: a tia baiana e o seu tabuleiro de quitutes e delícias, a beata, o padre, o sacristão, o capoeirista, o delegado de polícia, o vendedor de literatura de cordel, o dono de bar, a prostituta, o malandro cafetão, representados de uma maneira muito viva e verdadeira, com precisão e humor.

A peça conta a história de Zé-do-Burro, um humilde agricultor, o pagador de promessas da trama, que, para curar o seu fiel companheiro Nicolau, seu jumento que estava doente, fez uma promessa de levar uma cruz por 60 léguas (360 km) do seu roçado até a mais próxima igreja de Santa Bárbara. Zé-do-Burro, convencido do sincretismo religioso, acabou por dirigindo as suas preces para o orixá Iansã, pois o terreiro de candomblé ficava a apenas 2 léguas de seu roçado. Após a cura de Nicolau, Zé divide as suas terras entre os lavradores mais pobres e leva uma pesada cruz para cumprir a sua promessa, com sua mulher Rosa a tiracolo, e causa polêmica na antes pacata cidade interiorana. O vigário não o deixa entrar por ter participado de cultos proibidos pela Igreja Católica, o repórter do jornal local vê em Zé-do-Burro um visionário, uma história digna de manchete de primeira página, um homem místico e agitador político, a favor da reforma agrária e contra a exploração do homem pelo homem. A cidade inteira se divide em calorosa polêmica, um verdadeiro estado de comoção pelo que antes parecia ser mais uma simples promessa, um costume religioso comum, que ganhou maiores repercussões.

A peça é imperdível e está nos seus últimos dias em cartaz, na próxima sexta-feira 29 de janeiro e na quarta e na sexta da semana seguinte dias 3 e 5 de fevereiro, 20h, entrada franca, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza-CE. Fica para os leitores mais uma dica de programação cultural acessível.

Um comentário:

Danilo Castro disse...

Fukuda,

Nosso trabalho nos dá orgulho pelo resultado que alcançamos. Quando quiser saber mais sobre o espetáculo, basta acessar o blog:

www.opagadordepromessasce.blogspot.com

Abraço!