terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SOMOS QUEM PODEMOS SER NA CULTURA CILIAR



"Cultura é todo espaço de encontro entre os homens", já dizia sabiamente o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano (autor de "As veias abertas da América Latina", "Dias e noites de amor e de guerra", entre outros). Possibilitar encontros e intercâmbios múltiplos é uma das motivações que devemos ter como artistas, produtores culturais, cidadãos e seres humanos. Na contemporaneidade, assuntos como arte, cultura e meio ambiente se colocam como pautas relevantes de discussão na opinião pública e crescem vigorosamente em importância para a qualidade de vida das pessoas, para despertar nelas a sensibilidade, resgatar a ternura e o tato para com os demais humanos e as coisas na beleza simples da essência.

Está inaugurado o blog Cultura Ciliar - conciliar a natureza com a cultura, neste endereço eletrônico (www.culturaciliar.blogspot.com), que se propõe a debater abertamente esses temas, trazer curiosidades aos leitores internautas e tentar ser, de uma maneira democrática, comprometida e propositiva, um veículo de mídia alternativa que possa contribuir positivamente com o processo de construção coletiva do desenvolvimento sócio-cultural da sociedade brasileira.

Então, por que o nome Cultura Ciliar para o blog? Ciliar é a mata na margem dos rios, como os cílios estão na margem dos olhos, ambos protegem coisas valiosas: os recursos hídricos e a janela da alma. Esse jogo de palavras sugere a preciosidade tanto dos recursos naturais para a sustentação da vida na Terra, quanto do respeito e da admiração que devemos prestar à riqueza simbólica, imaterial, intangível da nossa diversidade cultural, nas suas mais variadas manifestações.

O nosso Blog irá tratar de tudo que se passa pela nossa retina, nossos sentidos, nossa alma, nosso corpo, nossa vida. Os textos buscarão retratar o cotidiano, convidando as pessoas a participarem mais das atividades artístico-culturais, a conhecerem melhor as suas cidades e suas opções de lazer e entretenimento, a irem mais aos teatros, aos cinemas, aos centros culturais, às praças, aos parques, para nutrirem os seus espíritos, permitindo a expressão de nobres sentimentos e realização de atividades verdadeiramente enriquecedoras.

Divulgaremos trabalhos artísticos diversos (filmes, discos, livros, projetos culturais, temporadas de apresentações, programações culturais acessíveis, resenhas críticas, ensaios, entrevistas, matérias, etc...). Discutiremos arte, cultura, meio ambiente e temas conexos, conciliando tudo que nos alimenta a alma com palavras, imagens e sons neste ciberespaço pleno de possibilidades.

Por Demetrius Silva e Marco Leonel Fukuda

3 comentários:

Marco Leonel Fukuda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco Leonel Fukuda disse...

"Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter" - Engenheiros do Havaí

"Porque se chamavam homens, também se chamavam sonhos, e sonhos não envelhecem." - Clube da Esquina 2 - Milton Nascimento

Marco Leonel Fukuda disse...

Na contemporaneidade, é preciso refletir sobre a relação do homem com a natureza, e a sua relação com os demais homens, através da cultura.