quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Meio Ambiente - Clickarvore - Clique diário pelo reflorestamento da Mata Atlântica

www.clickarvore.com.br

Recentemente, a internet também passou a ser uma ferramenta inclusive para os movimentos ambientalistas, devido à sua larga capacidade de armazenamento de informações e capacidade de veicular contéudos dos mais diversos ao alcance de pessoas em qualquer lugar do planeta. É unânime que a internet para os dias atuais é um poderoso mecanismo de comunicação, e quem defende causas como o desenvolvimento sustentável, o equilíbrio ecológico, a preservação da biodiversidade, o combate ao aquecimento global, a mitigação das mudanças climáticas não pode ficar alheio desse processo.

O ClickÁrvore é um site verde de realização da fundação S.O.S Mata Atlântica, Vidágua e Editora Abril, com patrocínio do Bradesco Capitalização. O site mantém à disposição dos internautas informações a respeito de projetos reflorestamento Brasil afora; artigos sobre comunidades tradicionais que coexistem com a natureza e sobrevivem basicamente do extrativismo e da agricultura de subsistência como os indígenas, os quilombolas e os caiçaras; ainda textos sobre biopirataria (esquemas criminosos de contrabando da riqueza biológica), cultura florestal, biodiversidade, viveiros agroecológicos, trabalhos dos movimentos pró-ecologia, entre outros temas.

O clique diário dos internautas é uma forma de ajudar esses projetos de reflorestamento de áreas degradadas da Mata Atlântica. Esse bioma, quando da chegada dos portugueses no século XVI, se estendia por todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e desde o tempo da colonização europeia, o desmatamento desenfreado e a ocupação inicialmente restrita ao litoral consumiu mais de 90% das áreas florestais da Mata Atlântica, uma tragédia ecológica de grandes proporções. Os internautas, fazendo um simples cadastro, podem criar uma conta e contribuir diariamente com um clique para plantar uma muda patrocinada em algum projeto de reflorestamento. Essa iniciativa bem-sucedida já conseguiu arrecadar mais de 23 milhões de mudas. Eu mesmo já contribuí com 624 árvores, num total de 3744 m² de reflorestamento, e, para ajudar, é simples, tudo ao alcance da mão, num singelo clique diário do "mouse".

Nenhum comentário: