sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Portfólios e trabalhos para pendurar no criativo Varal da UFC




O Varal – Mostra de Portfólios, evento promovido pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (PETCom), teve início na noite desta quarta-feira (28), no auditório José Albano no Centro de Humanidades da UFC. A palestra de abertura do Varal tratou acerca da organização do portfólio, um assunto fundamental para a realidade de mercado das profissões de publicitário e designer. Gustavo Pinheiro, publicitário e professor do curso de Publicidade e Propaganda da UFC, foi o mediador da palestra que teve como convidados o designer e também professor da UFC Chico Neto; o diretor de arte da agência Vela Narrativas Visuais, professor da Escola Opa! De Design e da Universidade de Fortaleza (Unifor) Alberto Gadanha; e do designer e diretor do escritório Abracadabra Allyson Reis.

foto: Falkner Moreira
 
Na palestra foi ressaltada a importância dos alunos participarem de eventos dessa natureza, para trocas de experiências e contatos profissionais de “networking”, quando profissionais de criação podem dar um retorno sobre os trabalhos dos aspirantes a publicitários, que começam a construir seus portfólios com peças fictícias e vão incorporando ao longo do tempo produções de anúncios realizadas na graduação e nos estágios. Chico Neto mostrou os passos da feitura do portfólio, desde o resumo do currículo, a inclusão dos principais trabalhos (ou “jobs”, na linguagem técnica) que devem ser apresentados junto com conceitos e processos criativos, bem como a atualização e o compartilhamento do material em plataformas digitais de portfolios como Behance Network, Format e Carbonmade. Alberto Gadanha falou da necessidade de arquivar as produções desde a universidade, incluindo a trajetória pessoal e os projetos autorais e artísticos no portfolio, com cuidado para escrever os textos com a clareza do que se quer e onde se quer chegar.

Allyson Reis sinalizou para o foco que os trabalhos de design têm de ter nas pessoas, e não só para despertar inveja ou sentimento de competição em outros colegas de ofício. Segundo o diretor do escritório Abracadabra, um portfolio com boas ideias mostra diferenciais, significados e as narrativas possíveis de ser contadas sobre cada projeto, com foco na qualidade e na forma, não na quantidade de peças. “É preciso que as ideias do portfolio sejam muito bem-apresentadas para quem está recebendo aquele material, que gere algum tipo de reação inicial, e vire depois entrevista, conversa e uma contratação.”, comenta. Allyson avalia que aprende muito conversando com as novas gerações em ocasiões como essa do Varal, recebendo muito desses jovens que estão com energia e entusiasmo no mercado e na profissão. Como um olheiro à procura de novos talentos, o designer está aberto a observar os trabalhos dos alunos, no intuito de escolher um candidato com perfil para uma experiência de estágio temporário no escritório que comanda. 

O “feedback” da atividade foi positivo por parte dos alunos presentes. Para Yuri Rafael, estudante do 6º semestre de Publicidade e Propaganda da UFC, o Varal é uma iniciativa exitosa para aplicar conceitos aprendidos na faculdade, e é uma "oportunidade do estudante de expor seus trabalhos, com a produção dentro da universidade, com a carga técnica, artística e conceitual que traz para elaborar cada projeto.", afirma. Yuri reuniu trabalhos de criação de marcas, layouts para homepage, banners e anúncios do próprio portfólio para apresentar no segundo dia do evento. 

Ronaldo Nunes, aluno do 6º semestre de Publicidade da Faculdade Marista, veio por conta do “know-how” dos profissionais convidados do Varal e para conferir o nível das produções e dos portfólios dos colegas de outras faculdades. Sobre o tema maior do evento, explica: "O portfolio é um cartão de visitas, o gargalo das agências hoje, os braços e as pernas da criação, do diretor de arte e do redator."



Marco Leonel Fukuda

Músico e comunicador

Nenhum comentário: