O Varal – Mostra de Portfólios, evento promovido pelo Programa de
Educação Tutorial do curso de Comunicação Social da Universidade
Federal do Ceará (PETCom), teve início na noite desta quarta-feira
(28), no auditório José Albano no Centro de Humanidades da UFC. A
palestra de abertura do Varal tratou acerca da organização do
portfólio, um assunto fundamental para a realidade de mercado das
profissões de publicitário e designer. Gustavo Pinheiro,
publicitário e professor do curso de Publicidade e Propaganda da
UFC, foi o mediador da palestra que teve como convidados o designer e
também professor da UFC Chico Neto; o diretor de arte da agência
Vela Narrativas Visuais, professor da Escola Opa! De Design e da
Universidade de Fortaleza (Unifor) Alberto Gadanha; e do designer e
diretor do escritório Abracadabra Allyson Reis.
foto: Falkner Moreira |
Na palestra foi ressaltada a importância dos alunos participarem de
eventos dessa natureza, para trocas de experiências e contatos
profissionais de “networking”, quando profissionais de criação
podem dar um retorno sobre os trabalhos dos aspirantes a
publicitários, que começam a construir seus portfólios com peças
fictícias e vão incorporando ao longo do tempo produções de
anúncios realizadas na graduação e nos estágios. Chico Neto
mostrou os passos da feitura do portfólio, desde o resumo do
currículo, a inclusão dos principais trabalhos (ou “jobs”, na
linguagem técnica) que devem ser apresentados junto com conceitos e
processos criativos, bem como a atualização e o compartilhamento do
material em plataformas digitais de portfolios como Behance Network,
Format e Carbonmade. Alberto Gadanha falou da necessidade de arquivar
as produções desde a universidade, incluindo a trajetória pessoal
e os projetos autorais e artísticos no portfolio, com cuidado para
escrever os textos com a clareza do que se quer e onde se quer
chegar.
Allyson Reis sinalizou para o foco que os trabalhos de design têm
de ter nas pessoas, e não só para despertar inveja ou sentimento de
competição em outros colegas de ofício. Segundo o diretor do
escritório Abracadabra, um portfolio com boas ideias mostra
diferenciais, significados e as narrativas possíveis de ser contadas
sobre cada projeto, com foco na qualidade e na forma, não na
quantidade de peças. “É preciso que as ideias do portfolio sejam
muito bem-apresentadas para quem está recebendo aquele material, que
gere algum tipo de reação inicial, e vire depois entrevista,
conversa e uma contratação.”, comenta. Allyson avalia que aprende
muito conversando com as novas gerações em ocasiões como essa do
Varal, recebendo muito desses jovens que estão com energia e
entusiasmo no mercado e na profissão. Como um olheiro à procura de
novos talentos, o designer está aberto a observar os trabalhos dos
alunos, no intuito de escolher um candidato com perfil para uma
experiência de estágio temporário no escritório que comanda.
O “feedback” da atividade foi positivo por parte dos alunos
presentes. Para Yuri Rafael, estudante do 6º semestre de Publicidade
e Propaganda da UFC, o Varal é uma iniciativa exitosa para aplicar
conceitos aprendidos na faculdade, e é uma "oportunidade do
estudante de expor seus trabalhos, com a produção dentro da
universidade, com a carga técnica, artística e conceitual que traz
para elaborar cada projeto.", afirma. Yuri reuniu trabalhos de
criação de marcas, layouts para homepage, banners e anúncios do
próprio portfólio para apresentar no segundo dia do evento.
Ronaldo Nunes, aluno do 6º semestre de Publicidade da Faculdade
Marista, veio por conta do “know-how” dos profissionais
convidados do Varal e para conferir o nível das produções e dos
portfólios dos colegas de outras faculdades. Sobre o tema maior do
evento, explica: "O portfolio é um cartão de visitas, o
gargalo das agências hoje, os braços e as pernas da criação, do
diretor de arte e do redator."
Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador
Nenhum comentário:
Postar um comentário