sábado, 3 de setembro de 2011

Oficina Música e Rádio

Turma de Música e Rádio da IV DESCOM - 2011.2

No começo do mês de agosto, a Oficina de Música e Rádio fez parte da programação da 4ª Semana de Descomunicação, promovida pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (PETCOM-UFC). A oficina teve dois dias de duração, entre os dias 3 e 4 de agosto de 2011.

Música e Rádio - 1º dia

Na manhã do dia 3 de agosto, discutimos a música no rádio e a música para o rádio, por meio de relatos de experiências de extensão no site da Rádio Universitária FM da UFC e também da apreciação de trabalhos de diversos formatos radiofônicos (notícia, entrevista, reportagem, radiodocumentário, radiodrama). Em relação ao site da Universitária FM, falamos sobre a seção Artista da Semana (entrevistas especiais com músicos cearenses), a cobertura da VIII Semana de Humanidades UFC/UECE, o Programa Brasil Novos Sons, as notícias da programação cultural de Fortaleza. Reservamos um tempo para apresentar o trabalho de criação do novo pacote de vinhetas institucionais da emissora, que completa 30 anos em outubro de 2011. As vinhetas de rádio são um caso de estudo à parte, por serem trabalhos de produção publicitária para rádio, ao mesmo tempo que, seu processo de produção, são discutidas a linha editorial e a identidade sonora de uma emissora de rádio, assuntos caros ao jornalismo.

O rádio é a mídia em que o som é o protagonista, e onde música e comunicação dialogam de forma mais plena. É tanto que a música pode ser tema de matérias produzidas para rádio, uma área de atuação do radialista (discotecário/produtor de programas músicas), e ainda podemos compreender a música como um recurso técnico e estético de rádio, como fundo musical de reportagens, em vinhetas e jingles.

Música e Rádio - 2º dia

Na manhã do dia seguinte, 4 de agosto, fomos ao Estúdio-Laboratório de Rádio da Comunicação Social e tivemos uma experiência prática após todas as discussões teóricas do dia anterior. O desafio era produzir, gravar, editar e montar um programa musical de rádio em 3 horas, para uma edição especial do programa Paisagem Sonora da Radiadora UFC. Cada aluno participante da oficina levou cinco músicas, para escolher duas. Foram orientados a escolher músicas leves, para o horário de uma da tarde, e elaboramos coletivamente um roteiro com a ordem das músicas que tocariam no programa. Cada participante fez a locução anunciando as músicas que escolheu, com informações como título, nomes de compositores e intérpretes, seguidas de breves comentários sobre a música, os artistas, se eram trilhas de novelas, de filmes ou se estavam presentes em um determinado disco. Fizemos a edição e a montagem utilizando os canais de áudio do software Sony Vegas, mostrando como eram os processos de gravação, cortes, equalização de canais, pré-mixagem. Posteriormente, o programa Paisagem Sonora especial da Oficina de Música e Rádio da DESCOM recebeu o acabamento (ou a masterização) no software Sony Sound Forge, para equilibrarmos os volumes das vinhetas de abertura e encerramento com as falas dos alunos-locutores e com as músicas do roteiro do programa.

Foi uma experiência muito interessante de nessa oficina discutir os caminhos de possibilidades de encontro entre a música e a comunicação através do rádio. Os participantes eram, em sua maioria, alunos do 1º ano de Comunicação Social, que não ainda tiveram aulas de rádio na faculdade e que também não são de uma geração que, em geral, cresceu ouvindo rádio em casa. A partir disso, foi oportuna uma reflexão que fizemos de como o rádio renasce na Internet, integrando conteúdos sonoros em plataformas multimídia online. E cabe à nossa geração aprender sobre as experiências que gerações passadas tiveram com o rádio, para ressignificá-las, recriar o rádio, e renovar o seu uso como ferramenta de comunicação.

Disponibilizamos aqui no blog Cultura Ciliar, na íntegra, o programa musical de rádio produzido na Oficina de Música e Rádio da DESCOM:




Ficha técnica
Programa Paisagem Sonora
Especial Oficina Música e Rádio - 4 de agosto de 2011
Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Fortaleza - Ceará - Brasil
Produção e apresentação: Marco Leonel Fukuda
Colaboradores: Amanda Matos, Andressa Bittencourt, Bárbara George, Francisco Neto, Luana Barros, Patrício Alencar, Rochelly Guimarães e Yuri Rafael.
Fotografia: Andressa Bittencourt, Luana Barros e Márcio Peixoto.


Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo
Facilitador da Oficina de Música e Rádio da IV DESCOM semestre 2011.2

Links Relacionados
Curso de Comunicação Social da UFC
PETCOM UFC
Radiadora UFC (A rádio experimental dos alunos de Comunicação Social da UFC)
Cultura Ciliar - III DESCOM 
Cultura Ciliar - Programa Paisagem Sonora - 20/05/2011
Cultura Ciliar - Programa Paisagem Sonora - 27/05/2011




3 comentários:

YURI RAFAEL disse...

Marco,essa oficina com o rádio foi sensacional.Nos mostrou várias possibilidades de se usar essa ferramente,inclusive em conjunto com outras mídias,como a Internet.Acredito que essa experiência venha a contribuir com todos que participaram.

Silvia Varela disse...

que legal Marcos, muito bom!!!! beijos

Andressa disse...

A oficina foi maravilhosa e deu pra ter uma boa noção de como funcionam os estúdios de rádio. Me interessei bastante pela área graças ao nosso exercício. Obrigada, Marco!