Serviço
Workshop Edição de Som no Cinema
com Eduardo Escarpinelli
Sábado, 20 de abril de 2013
15h
Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto, 941
Centro - Fortaleza/CE
sábado, 13 de abril de 2013
IV Semana de Jornalismo discute Esporte e Copa do Mundo
De 9 a 12 de abril, com pré-congresso na segunda, 08/04, o Programa de Educação Tutorial do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (PETCom-UFC) organizou a IV Semana de Jornalismo - Em campo para a Copa do Mundo. A proposta da IV Sejor foi tratar o Jornalismo Esportivo a partir de suas conexões com a Política, a Economia, a Sociedade e a Cultura, no contexto da realização da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo de Futebol em 2014 no Brasil.
Na programação matutina, foram arrecadados alimentos não-perecíveis para doação para instituições humanitárias e realizados um minicurso de Jornalismo Investigativo - Gastos para a Copa do Mundo e oficinas de Infografia, Jornalismo Econômico e Crônica Esportiva. Pela programação noturna, foram 4 mesas-redondas abertas ao público no Auditório Rachel de Queiroz no Centro de Humanidades área 2 da UFC: Conferência de Abertura - Em campo para a Copa do Mundo (09/04), Jornalismo Investigativo (10/04), Jornalismo Econômico: Negócios, Infraestrutura e Turismo (11/04) e Cobertura Esportiva (12/04). O livro "Discurso e argumentação no Blog 'Fatos e Dados' da Petrobras" do prof. Daniel Dantas Lemos (UFC) foi lançado na manhã da quinta-feira, 11 de abril, também como atividade da programação da IV SeJor.
A IV Semana de Jornalismo teve entre os seus convidados o Secretário Especial da Copa Ferruccio Feitosa (Secopa-CE), professores do curso de Jornalismo da UFC e jornalistas qualificados e experientes do cenário do Ceará.
Para saber mais sobre o evento, acesse o blog do evento, a fanpage da IV SeJor do Facebook e o perfil do Twitter @sejorufc.
Ouça os spots de rádio com a trilha sonora oficial da IV Semana de Jornalismo UFC - Em campo para a Copa do Mundo (2013).
Agradecemos à coordenação do curso de Comunicação Social da UFC, à Universidade Federal do Ceará, ao PETCom, à equipe de cobertura jornalística colaborativa da IV SeJor, à Rastro Agência Modelo de Publicidade, às Edições UFC e à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Marco Leonel Fukuda
Bolsista do PETCom, organizador, cerimonialista
e assessor da IV Semana de Jornalismo da UFC
Exposição In.Ventos Cores
Arte: Carla Rebouças
A exposição "In.Ventos Cores" se iniciou na última terça-feira, 9 de abril, no Restaurante Dona Chica, em Fortaleza. Serão expostos e vendidos móbiles, dobraduras de papel (origami), mandalas, filtros dos sonhos, colares, pulseiras e brincos, feitos pelos artistas-artesãos Fabiana Brogliato, Maité Santiago e Tauí Castro.
"In.Ventos Cores" segue em cartaz até o dia 30 de abril no Dona Chica, de 17h30 às 20h30.
Serviço
Exposição "In.Ventos Cores"
de Fabiana Brogliato, Maité Santiago e Tauí Castro
de 9 a 30 de abril
17:30 às 20h30
Bar e Restaurante Dona Chica
Avenida da Universidade, 2745
Benfica - Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3454-1182
Veja o evento da exposição "In.Ventos Cores" no Facebook.
Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador
|
terça-feira, 2 de abril de 2013
Parque do Cocó - Ensaio Fotográfico
Vista da trilha da Lagoa, no Parque do Cocó. A especulação imobiliária avança no entorno da principal área verde de Fortaleza. |
Após uma receptiva e breve chuva matutina, o sol dá o ar da graça entre a copa das árvores mais altas do Parque do Cocó. |
Silhueta de um fotógrafo amador nas águas do Cocó - Trilha da Lagoa. O espelho d'água reflete sombras e luzes, cores de um dia nublado e inspirador. |
Flagrante da inocência e da ingenuidade felina e infantil de frequentadores do parque do Cocó. Momento único registrado pela fotografia. |
Basta chover um pouco no parque, que está pronto o cenário para o balé das aves do Cocó, belas e delicadas moradoras. |
A pé ou sob duas rodas, a Trilha do Parque do Cocó é uma das melhores opções de lazer e esporte na capital do Ceará. Um corredor ecológico privilegiado no coração da quinta maior cidade brasileira. |
Trilha principal aberta à visitação pública no Parque do Cocó. Se olharmos para o lado, por um instante esquecemos que estamos em Fortaleza. Ou talvez estejamos em uma parte da cidade dos nossos desejos, com sombra, árvores e meio ambiente protegido. |
Fotos e legendas: Marco Leonel Fukuda
Ensaio fotográfico realizado no dia 30 de março de 2013
na trilha do Parque Estadual do Rio Cocó - Fortaleza/CE
Leia mais aqui no Blog Cultura Ciliar
Passeio na trilha ecológica do Parque do Cocó
Cyberativismo em defesa das Dunas do Cocó
Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador
Culinária - Nhoque de Batata-doce
Nhoque de batata-doce e posta de tilápia grelhada Foto: Marco Leonel Fukuda |
Comer bem é algo que não deveria se restringir a feriados com finais de semana prolongados, como na Páscoa deste ano. Apreciar a boa culinária deveria se tornar um hábito familiar nesses tempos de fast-food e micro-ondas, pois o prazer de preparar os alimentos, o fascínio da alquimia das misturas e das transformações da comida são aspectos que a correria e o imediatismo dos dias de hoje têm tornado escassos. Por isso, o blog Cultura Ciliar traz uma sugestão de um prato delicioso e simples de fazer, para tornar mais saborosas as refeições dos nossos leitores-internautas.
Nhoque de Batata-doce Foto: Marco Leonel Fukuda |
Nhoque de Batata-doce
Receita
4 batatas-doces
200g de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de sopa de manteiga
50 g de cheiro verde (cebolinha e salsinha)
1 colher de sopa de óleo de soja
1 colher de sopa de óleo de soja
Queijo provolone ou parmesão ralado a gosto
Extrato de tomate para molho
Meia cebola picada
Pitadas de manjericão, orégano, alecrim, cominho - ervas de sua preferência
Alho, pimenta e sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe as batatas-doces em panela de pressão por 10 minutos, até que fiquem macias. Descasque-as e comece a amassar as batatas-doces com um garfo. Acrescente gradualmente os dois ovos e a manteiga e misture. Coloque a farinha de trigo e forme a massa com as mãos. Enrole a massa em tubo e corte em pedaços iguais, de aproximadamente 5 centímetros. Reserve e polvilhe um pouco de farinha de trigo por cima. Prepare na frigideira um molho com extrato de tomate, refogando a cebola, o alho com o óleo de soja, temperando com sal e as ervas de sua preferência. Reserve o molho à parte e encha uma panela média com água. Espere a água ferver para inserir os pedaços de nhoque, que afundam e devem ficar dois minutos, em média, na água fervente até boiarem. Retire os pedaços e repita o ciclo até cozinhar o preparado completo. Coloque o nhoque cozido em uma travessa, regue com o molho, e corte o cheiro verde e rale o queijo por cima para finalizar o prato. Bom apetite.
Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador
Assinar:
Postagens (Atom)