segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Bom Som nº 1

                                                                                               Coluna de  Marco Leonel Fukuda

Segunda-feira, 17 de setembro de 2012.



A XXXV edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, realizada em Fortaleza, entre os dias 3 e 7 de setembro de 2012, marcou a inserção de um novo grupo de pesquisa: Música, Comunicação e Entretenimento. O recém-criado GP irá colaborar na sistematização dos estudos da interface entre Música e Comunicação Social no Brasil, somando esforços aos já realizados congressos Musicom (Música e Comunicação) e Musimid (Música e Mídia). É mais uma oportunidade de ouro para encontrar publicações de relevo e possibilidades para quem quer se especializar nessa área acadêmica.


fonte: www.jokacopacabana.tumblr.com
O projeto Aquarius comemorou 40 anos em concerto a céu aberto na praia de Copacabana na noite de sábado (15). O maestro Roberto Minczuk regeu a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que executou um repertório patriota, homenageando a música erudita nacional, com obras de Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone e Heitor Villa-Lobos. O auge dessa noite de gala foi a apresentação da bailarina Ana Botafogo, que, próxima da anunciada aposentadoria, estava vestida com um belo e conceitual figurino-instalação, inspirado nas danças circulares africanas. A musa do balé e a OSB interpretaram de maneira emocionante o prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4, de Villa-Lobos. A mesma orquestra foi dirigida entre 1952 e 1968 sob a batuta do maestro cearense Eleazar de Carvalho.



A 3ª Roda de Compositores aconteceu no final de tarde da última quarta-feira (12) no Bosque das Letras, no Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC). Compositores universitários foram convocados para participar do evento por meio da rede social Facebook. A produção do músico paulista Marcelo Jeneci sorteou cinco pares de ingressos e selecionou dez músicas dessa roda para que fossem gravadas em estúdio e apresentadas ao próprio músico, que virá em Fortaleza para um show no próximo dia 21 de setembro. Três dessas composições serão escolhidas para serem mostradas presencialmente para Jeneci. Resta saber se a iniciativa é mesmo um garimpo de talentos da música local ou mais uma jogada de marketing para aumentar o fã clube do artista na capital cearense.


fonte: www.papocult3.blogspot.com
A cantora e compositora Lídia Maria lançou o EP “A casa e a rua” na quinta-feira (13) no teatro SESC Emiliano Queiroz. Formada em Ciências Sociais pela UFC, a cantora fez a pesquisa da monografia de conclusão de curso sobre o movimento dos grupos de chorinho em Fortaleza. O título do EP lançado é inspirado no livro homônimo do antropólogo Roberto DaMatta, que veio a Fortaleza no último dia 5 para a conferência de abertura do Intercom Nacional. 


Foto: Prícia Dantas
O músico e fotógrafo Éden Barbosa realizou o segundo show do projeto “Meu amigo imaginarium” no palco sob a passarela do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura na noite da sexta-feira passada (14). Contemplado pelo edital Sons do Ceará, Éden levou ao público uma amostra de música experimental, em que violão e guitarra se mesclam a batidas e sintetizadores digitais. Apesar da originalidade do trabalho, o centro cultural continua esvaziado pela falta de segurança e pela omissão conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura, que ainda não se afinaram em ações concretas para a requalificação do bairro Praia de   Iracema.


Dona Canô completou 105 anos de idade neste domingo (16). A longeva matriarca baiana já é figura marcante na história da música popular brasileira, por ser mãe dos talentosos Caetano Veloso e Maria Bethânia. Santo Amaro da Purificação, pequena cidade do Recôncavo baiano e terra natal do clã musical dos Veloso, mobilizou-se para homenageá-la. 

Outro centenário que curiosamente dialoga com a música é o arquiteto Oscar Niemeyer. Ele escreveu a letra de um samba junto com o enfermeiro Caio Almeida enquanto esteve internado no final de 2009. No ano seguinte, o compositor Edu Krieger foi escalado para completar a parceria e musicar a letra, surgindo assim “Tranquilo com a Vida”. Inesperado foi sair um samba do croqui de Niemeyer, que estreou como letrista no mesmo ano do centenário de nascimento de Noel Rosa e Adoniran Barbosa. O arquiteto recém-sambista se manteve fiel à ideologia comunista, exaltando na canção a vida do homem na periferia das grandes cidades.



A Rádio Universitária FM divulgou na quinta-feira (13) a lista de inscrições deferidas para os participantes do III Festival de Música da emissora. No site www.radiouniversitariafm.com.br estão os nomes dos compositores que tiveram as obras aceitas para concorrer nas categorias Música com Letra e Música Instrumental. No dia 28 deste mês, a comissão organizadora e o júri especializado do festival irão anunciar as músicas classificadas para a segunda fase, quando serão tocadas na programação regular da rádio e disponibilizadas no site para voto popular.


Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador

Nenhum comentário: