quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A urbanização das metrópoles brasileiras


Entre Rios - a urbanização de São Paulo é um documentário dirigido por Caio Silva Ferraz que resultou de um trabalho de conclusão de curso da turma do Bacharelado em Audiovisual do Senac-SP (2009), produção do coletivo Santa Madeira. No filme, há uma consistente pesquisa histórica, que remonta ao tempo da fundação da cidade pelos jesuítas no século XVI, que escolheram uma área entre o rio Tamanduateí e o ribeirão Anhangabaú para construir o colégio de São Paulo de Piratininga (1554). Essa área privilegiada já tinha sido previamente ocupada por povos indígenas. 

O documentário tem uma elipse temporal até chegar na transição entre os séculos XIX e XX, quando os cafeicultores e os imigrantes europeus iniciam um processo acelerado de urbanização e de industrialização em São Paulo. Os rios que haviam sido estratégicos para fundar a cidade se tornariam, ironicamente, "obstáculos" para o desenvolvimento comandado pela elite paulista. É essa classe dirigente a que ignorou e canalizou os rios, degradou sistematicamente o meio ambiente, gerando impactos recorrentes como as enchentes nas épocas de chuvas e a poluição do ar agravada pelas fábricas e pelos automóveis.

O exemplo de São Paulo é válido para todo o País, porque os rios urbanos das grandes metrópoles brasileiras permaneceram testemunhas silenciosas, verdadeiras vítimas às margens do tão propalado progresso. É perfeitamente cabível traçar um paralelo do retratado no documentário "Entre Rios" com o que tem acontecido historicamente com o rio Capibaribe em Recife, o rio Arrudas em Belo Horizonte e o rio Cocó em Fortaleza, só para citar alguns casos.

A discussão em torno de urbanismo, do planejamento das cidades levantada pelo documentário é atualíssima, tendo em conta a proximidade que estamos das eleições municipais em 2012. Os próximos prefeitos, em especial das capitais, terão grandes responsabilidades nas suas administrações nas áreas de meio ambiente, saúde, educação, moradia e qualidade de vida. Vejam o documentário no topo deste texto e compartilhem dessa perspectiva crítica sobre a urbanização brasileira.

Para saber mais:

Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador

Nenhum comentário: