quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bom Som nº 2

 
  Marco Leonel Fukuda
 
Música na universidade

O Festival UFC de Cultura está com inscrições abertas para a V Mostra Universitária de Bandas até o dia 27 de setembro. A edição deste ano do maior evento cultural do calendário acadêmico da Universidade Federal do Ceará terá como tema “Pão, Modernismo e revoluções na arte brasileira”, inspirado em movimentos de vanguarda como a Padaria Espiritual e a Semana de Arte Moderna de 1922. Os interessados, antes de submeter três músicas autorais para a seleção, deverão refletir sobre os trabalhos para se afinarem com os ideais defendidos por esses movimentos, como a originalidade, o senso crítico e a valorização da diversidade das culturas local e nacional. A música no Ceará passa por uma fase em que debates nessa linha são imprescindíveis, e os organizadores desse evento na UFC devem ser cumprimentados por colocar novamente em pauta a renovação contínua e necessária historicamente no campo das artes. Para as próximas seletivas dos dias 3 e 5 de outubro, há critérios curiosos como a obrigatoriedade de, no mínimo, um integrante de cada banda ser aluno regularmente matriculado na UFC. 


Empreendedores do som

A Feira do Empreendedor acontece entre os dias 24 e 27 de setembro no novo Centro de Eventos do Ceará. A programação de oficinas, cursos e palestras trará aprimoramento para músicos, sonoplastas, técnicos de áudio e produtores culturais nas áreas de economia criativa, empreendedorismo e sustentabilidade. Os empreendedores do campo sonoro poderão se direcionar para o setor de registro de microempreendedor individual (MEI), promovido pelo SEBRAE. A formalização como prestador de serviços de produtor musical e professor de música gera o número no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), redução de impostos e facilidade de crédito. Autonomia que só se percebe na emissão de nota fiscal própria, sem descontos e porcentagens de atravessadores no limite anual de R$60 mil para a execução de projetos. Aos trabalhadores do som com vocação empreendedora, fica o recado de uma oportunidade imperdível para promover a dinamização das redes de negócios e das cadeias produtivas. 


Portal do Rádio

O aniversário de 90 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil  - celebrado no último dia 7 de setembro  foi a data escolhida para o lançamento do Portal do Rádio pelo grupo de pesquisa de Rádio e Mídia Sonora da Intercom, em Congresso Nacional de Comunicação da entidade realizado em Fortaleza. O portal passa a ser referência em artigos de pesquisadores brasileiros da radiofonia, além de agregar links e materiais de interesse dessa área. Ficam à disposição do público em www.portaldoradio-intercom.ufba.br preciosas indicações de leitura e de áudios de produções de rádio para fortalecer os estudos e a escuta desse meio de comunicação tão importante para a sociedade brasileira. Apesar de recém-inaugurado e ainda em processo de construção, o portal condensa conteúdos, orientando estudantes e profissionais a conhecer mais sobre rádio. 


Rádio e novos compositores

A estudante de Jornalismo Tainara Carvalho apresenta na manhã desta segunda-feira, 24 de setembro, a defesa da monografia de conclusão de curso sobre a relação entre o movimento Bora! Ceará Autoral Criativo e a Rádio Universitária FM. A maneira como uma nova geração de músicos cearenses buscou uma rádio pública e educativa para divulgar composições e dinamizar a cena musical de Fortaleza é uma tônica na pesquisa de Tainara, orientada pela professora Deisimer Gorczevski, do Instituto de Cultura e Arte da UFC. É a academia se debruçando para ouvir e analisar a produção da música contemporânea, em trabalhos com uma atualidade pulsante, sintonizados de fato com músicas que versam sobre a nossa cidade e os nossos dias. 


Sinfonias abertas

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE, antiga Orquestra Contemporânea do Ceará) realiza a série Concertos Sinfônicos na última terça-feira de cada mês no Theatro José de Alencar. O concerto da próxima terça-feira, 25 de setembro, 19h, terá a regência do maestro convidado José Renato Accioly. A entrada é franca. A OSUECE, junto com as orquestras Eleazar de Carvalho e Filarmônica do Ceará, fortalece a cultura de música instrumental em grandes conjuntos no nosso estado, formando plateia por não só executar os clássicos europeus, mas também compositores brasileiros e nordestinos. Valorizar o local e o regional no repertório não é somente uma opção estética, mas sobretudo uma decisão política, um compromisso dessas orquestras, que recebem apoio e recursos das Secretarias de Educação e de Cultura.


Pulsações

O fotógrafo cearense Rodrigo da Frota está com a exposição “Pulsações” em cartaz no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor) até o dia 7 de outubro. Há diálogos consistentes entre a fotografia, a vídeo-arte, as instalações e o audiovisual. Pela fechadura de uma porta, Frota mostra o subúrbio da Índia e nos leva a viajar para esse país exótico por conta da gravação do som ambiente daquele lugar. Outra obra que desperta nossa curiosidade auditiva é “Pulsação”, que mescla projeções e um aquário de sereias e peixes sonorizado com um nostálgico e comovente tango. “Pulsações” consegue avivar a imaginação, encantando olhos e ouvidos. A exposição pode ser visitada na Avenida Washington Soares, 1321, no bairro Edson Queiroz, de terça a sexta de 8 às 18 horas, aos sábados e domingos de 10 às 18 horas. 


Batuta da flauta

A rádio Batuta do site do Instituto Moreira Salles (IMS) homenageia o flautista e compositor Altamiro Carrilho (1924-2012) na série especial Os Batutas. Carrilho faleceu aos 87 anos no dia 15 de agosto devido a problemas pulmonares. Porém foi um músico de fôlego, compositor de mais de 200 músicas, ícone da flauta nacional, seguindo o caminho de sopros melódicos de Pixinguinha, Copinha e Benedito Lacerda. Os fãs do mestre Altamiro e entusiastas da música instrumental podem acessar a série no endereço www.ims.uol.com.br/radiobatuta

domingo, 23 de setembro de 2012

Mostra Percursos projeta o Cinema Universitário



A III Mostra Percursos da Universidade Federal do Ceará (UFC) acontece entre os os dias 27 e 28 de setembro na Casa Amarela Eusélio Oliveira, e continuará nos dias 2, 3 e 4 de outubro de 2012 no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). O evento é uma realização do curso de Cinema e Audiovisual, do Instituto de Cultura e Arte (ICA), e se consolida no calendário de atividades culturais de Fortaleza. A proposta é debater, após cada sessão, os rumos da produção cinematográfica com uma nova geração de realizadores em sessões abertas à comunidade, .

A mostra deste ano conta com uma seleção de 31 curtas-metragens inéditos produzidos pelos alunos da UFC, que serão apresentados na Casa Amarela em cinco programas. Ocorrerá ainda uma sessão especial denominada “Outros Percursos”, na qual serão exibidos filmes produzidos por estudantes de Audiovisual e Novas Mídias da Universidade de Fortaleza (Unifor), convidados para o diálogo e a integração das distintas maneiras de pensar o cinema cearense. Outra novidade será a continuação da Mostra no CCBNB, onde ocorrerá uma exposição de instalações audiovisuais produzidas pelos alunos da UFC, além de reprises dos filmes exibidos nos dias 27 e 28.

Nas duas edições anteriores, a mostra já vinha com o objetivo de gerar um espaço de compartilhamento e debate sobre as produções dos alunos de Cinema e Audiovisual da UFC, tendo sido bem recebida pelo público fortalezense. No geral, a Mostra já contabilizou um público médio de 500 pessoas, que assistiram aos filmes e discutiram as temáticas apresentadas nos 58 curtas de jovens realizadores locais, de maneira a contribuir para o desenvolvimento do audiovisual do Ceará.


Serviço
III Mostra Percursos de Cinema da UFC 2012


27/09 e 28/09 na Casa Amarela Euselio Oliveira
Avenida da Universidade, 2591, Benfica - Fortaleza/CE
horário: 16h às 21h


02/10, 03/10 e 04/10 no Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto, 941, Centro - Fortaleza/CE.
horário: 18h às 21h  

Mais informações:

twitter: @mostrapercursos

Texto: Clara Bastos e Marco Leonel Fukuda
Fotos: Leonardo Mouramateus

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Bom Som nº 1

                                                                                               Coluna de  Marco Leonel Fukuda

Segunda-feira, 17 de setembro de 2012.



A XXXV edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, realizada em Fortaleza, entre os dias 3 e 7 de setembro de 2012, marcou a inserção de um novo grupo de pesquisa: Música, Comunicação e Entretenimento. O recém-criado GP irá colaborar na sistematização dos estudos da interface entre Música e Comunicação Social no Brasil, somando esforços aos já realizados congressos Musicom (Música e Comunicação) e Musimid (Música e Mídia). É mais uma oportunidade de ouro para encontrar publicações de relevo e possibilidades para quem quer se especializar nessa área acadêmica.


fonte: www.jokacopacabana.tumblr.com
O projeto Aquarius comemorou 40 anos em concerto a céu aberto na praia de Copacabana na noite de sábado (15). O maestro Roberto Minczuk regeu a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que executou um repertório patriota, homenageando a música erudita nacional, com obras de Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone e Heitor Villa-Lobos. O auge dessa noite de gala foi a apresentação da bailarina Ana Botafogo, que, próxima da anunciada aposentadoria, estava vestida com um belo e conceitual figurino-instalação, inspirado nas danças circulares africanas. A musa do balé e a OSB interpretaram de maneira emocionante o prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4, de Villa-Lobos. A mesma orquestra foi dirigida entre 1952 e 1968 sob a batuta do maestro cearense Eleazar de Carvalho.



A 3ª Roda de Compositores aconteceu no final de tarde da última quarta-feira (12) no Bosque das Letras, no Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC). Compositores universitários foram convocados para participar do evento por meio da rede social Facebook. A produção do músico paulista Marcelo Jeneci sorteou cinco pares de ingressos e selecionou dez músicas dessa roda para que fossem gravadas em estúdio e apresentadas ao próprio músico, que virá em Fortaleza para um show no próximo dia 21 de setembro. Três dessas composições serão escolhidas para serem mostradas presencialmente para Jeneci. Resta saber se a iniciativa é mesmo um garimpo de talentos da música local ou mais uma jogada de marketing para aumentar o fã clube do artista na capital cearense.


fonte: www.papocult3.blogspot.com
A cantora e compositora Lídia Maria lançou o EP “A casa e a rua” na quinta-feira (13) no teatro SESC Emiliano Queiroz. Formada em Ciências Sociais pela UFC, a cantora fez a pesquisa da monografia de conclusão de curso sobre o movimento dos grupos de chorinho em Fortaleza. O título do EP lançado é inspirado no livro homônimo do antropólogo Roberto DaMatta, que veio a Fortaleza no último dia 5 para a conferência de abertura do Intercom Nacional. 


Foto: Prícia Dantas
O músico e fotógrafo Éden Barbosa realizou o segundo show do projeto “Meu amigo imaginarium” no palco sob a passarela do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura na noite da sexta-feira passada (14). Contemplado pelo edital Sons do Ceará, Éden levou ao público uma amostra de música experimental, em que violão e guitarra se mesclam a batidas e sintetizadores digitais. Apesar da originalidade do trabalho, o centro cultural continua esvaziado pela falta de segurança e pela omissão conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura, que ainda não se afinaram em ações concretas para a requalificação do bairro Praia de   Iracema.


Dona Canô completou 105 anos de idade neste domingo (16). A longeva matriarca baiana já é figura marcante na história da música popular brasileira, por ser mãe dos talentosos Caetano Veloso e Maria Bethânia. Santo Amaro da Purificação, pequena cidade do Recôncavo baiano e terra natal do clã musical dos Veloso, mobilizou-se para homenageá-la. 

Outro centenário que curiosamente dialoga com a música é o arquiteto Oscar Niemeyer. Ele escreveu a letra de um samba junto com o enfermeiro Caio Almeida enquanto esteve internado no final de 2009. No ano seguinte, o compositor Edu Krieger foi escalado para completar a parceria e musicar a letra, surgindo assim “Tranquilo com a Vida”. Inesperado foi sair um samba do croqui de Niemeyer, que estreou como letrista no mesmo ano do centenário de nascimento de Noel Rosa e Adoniran Barbosa. O arquiteto recém-sambista se manteve fiel à ideologia comunista, exaltando na canção a vida do homem na periferia das grandes cidades.



A Rádio Universitária FM divulgou na quinta-feira (13) a lista de inscrições deferidas para os participantes do III Festival de Música da emissora. No site www.radiouniversitariafm.com.br estão os nomes dos compositores que tiveram as obras aceitas para concorrer nas categorias Música com Letra e Música Instrumental. No dia 28 deste mês, a comissão organizadora e o júri especializado do festival irão anunciar as músicas classificadas para a segunda fase, quando serão tocadas na programação regular da rádio e disponibilizadas no site para voto popular.


Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Comunicação Organizacional em Fortaleza


Serviço
Palestra Comunicar para engajar: comunicação interna como estratégia de negócio
com a jornalista Fabiana Moura
Realização - Dialogus Consultoria
Terça-feira, 18 de setembro de 2012
19h
Auditório da Livraria Saraiva Megastore - Shopping Iguatemi Fortaleza
Entrada franca
Mais informações: (85) 3181-0087

Identidade Sonora dos 30 anos da Rádio Universitária FM


Fortaleza sediou, entre os dias 3 e 7 de setembro de 2012, o XXXV Intercom Nacional - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o mais importante congresso de Comunicação Social da América Latina. O evento foi realizado na Universidade de Fortaleza (Unifor) e trouxe a temática: Esportes na Idade Mídia: diversão, informação e educação, discutida em apresentações de artigos científicos, lançamentos de publicações, palestras, oficinas, seminários e conferências. 

Na divisão temática de Comunicação Audiovisual do Intercom Júnior, que recebeu trabalhos de pesquisa e iniciação científica de estudantes de graduação de todo o país, foi apresentado o artigo Vinhetas Institucionais e Identidade Sonora nos 30 anos da Rádio Universitária FM, de Marco Leonel Fukuda. O trabalho foi orientado por Nonato Lima, professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e diretor da Universitária FM - 107,9 MHz. O texto faz parte do pré-projeto de monografia/trabalho de conclusão de curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFC a ser escrito e defendido em 2013.

Leia o texto na íntegra a seguir:


Para saber mais
Fortaleza sedia congresso nacional de Comunicação
Intercom 2012 - Unifor
UFC bate recorde de trabalhos em congresso de Comunicação 
BUSTV: informação e entretenimento no transporte coletivo

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Meu Amigo Imaginarium - Sons do Ceará



O músico e fotógrafo Éden Barbosa e convidados realizam amanhã (14), às 19h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho (palco sob a passarela) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, a segunda apresentação do projeto "Meu Amigo Imaginarium - show Transeuntes", contemplado no edital Sons do Ceará 2012. A proposta é mostrar ao público um trabalho de música experimental, com camadas de improvisação, de mesclas de timbres acústicos e digitais. 

Uma amostra do projeto está na gravação a seguir de Maracatango (Marco Leonel Fukuda), no registro do ensaio do grupo na última segunda-feira, dia 10 de setembro. A música tem participações de Marco Leonel Fukuda (violão), Éden Barbosa (guitarra slide), Ivan Timbó (programação), Marcio Dias (sintetizadores), e Romualdo Bass (baixo).



Serviço
Meu Amigo Imaginarium - Éden Barbosa e convidados
Sexta, 14 de setembro de 2012
19h30
Entrada Franca
Espaço Rogaciano Leite Filho - Dragão do Mar
Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema - Fortaleza/CE
Informações: (85) 3488-8612 / 3488-8617 / 3488-8625

A urbanização das metrópoles brasileiras


Entre Rios - a urbanização de São Paulo é um documentário dirigido por Caio Silva Ferraz que resultou de um trabalho de conclusão de curso da turma do Bacharelado em Audiovisual do Senac-SP (2009), produção do coletivo Santa Madeira. No filme, há uma consistente pesquisa histórica, que remonta ao tempo da fundação da cidade pelos jesuítas no século XVI, que escolheram uma área entre o rio Tamanduateí e o ribeirão Anhangabaú para construir o colégio de São Paulo de Piratininga (1554). Essa área privilegiada já tinha sido previamente ocupada por povos indígenas. 

O documentário tem uma elipse temporal até chegar na transição entre os séculos XIX e XX, quando os cafeicultores e os imigrantes europeus iniciam um processo acelerado de urbanização e de industrialização em São Paulo. Os rios que haviam sido estratégicos para fundar a cidade se tornariam, ironicamente, "obstáculos" para o desenvolvimento comandado pela elite paulista. É essa classe dirigente a que ignorou e canalizou os rios, degradou sistematicamente o meio ambiente, gerando impactos recorrentes como as enchentes nas épocas de chuvas e a poluição do ar agravada pelas fábricas e pelos automóveis.

O exemplo de São Paulo é válido para todo o País, porque os rios urbanos das grandes metrópoles brasileiras permaneceram testemunhas silenciosas, verdadeiras vítimas às margens do tão propalado progresso. É perfeitamente cabível traçar um paralelo do retratado no documentário "Entre Rios" com o que tem acontecido historicamente com o rio Capibaribe em Recife, o rio Arrudas em Belo Horizonte e o rio Cocó em Fortaleza, só para citar alguns casos.

A discussão em torno de urbanismo, do planejamento das cidades levantada pelo documentário é atualíssima, tendo em conta a proximidade que estamos das eleições municipais em 2012. Os próximos prefeitos, em especial das capitais, terão grandes responsabilidades nas suas administrações nas áreas de meio ambiente, saúde, educação, moradia e qualidade de vida. Vejam o documentário no topo deste texto e compartilhem dessa perspectiva crítica sobre a urbanização brasileira.

Para saber mais:

Marco Leonel Fukuda
Músico e comunicador

A Caatinga e a Educação Ambiental



A Associação Caatinga promove em Fortaleza curso de Educação Ambiental para escolas e educadores com foco no bioma caatinga, nas mudanças climáticas e em tecnologias sustentáveis. Oportunidade ímpar para formação complementar em meio ambiente promovida pela OnG que lançou a candidatura do tatu-bola para ser eleito mascote da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil.

Para saber mais acesse o site e as redes sociais:
Página no Facebook - Associação Caatinga