quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Oficina Música e Rádio SeCom 2011
Nos dias 27 e 28 de outubro de 2011, pela programação da XX Semana de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (SeCom UFC), aconteceu a segunda Oficina de Música e Rádio facilitada por Marco Leonel Fukuda. No primeiro dia da oficina, houve uma exposição teórica dos diversos papeis que a música desempenha no rádio, como recurso técnico e estético, como trilha sonora, como tema de matérias jornalísticas e de programas radiofônicos. Em uma apresentação de slides, foram apresentados vários formatos de produtos radiofônicos como notícia, entrevista, reportagem, radiodocumentário, radiodrama, vinhetas, spots. Iniciou-se uma discussão de como a música está inserida na programação de uma rádio, e de como essa mídia tem o som como elemento essencial das suas práticas comunicativas.
O público da oficina era diversificado, com alunos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade), de Letras, de Jornalismo da Terra (convênio entre a UFC e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST), de Rádio & TV, de Marketing, e de outras instituições como FIC, Fanor, além da própria UFC. Muitos dos participantes já tinham experiência de ouvir rádio em casa, um hábito ligado às suas memórias afetivas e a discussão em torno da música no rádio foi bastante enriquecedora.
No segundo dia da oficina, os participantes puderam aplicar os conceitos e os conteúdos apresentados no primeiro dia. Todos tiveram uma experiência prática de elaborar um roteiro, produzir coletivamente, gravar e começar a editar um programa musical de rádio. A cada participante foi dada a tarefa de pesquisar e escolher uma música para levar no dia da gravação do programa. Os participantes teriam de trazer o título da música escolhida, os compositores e intérpretes para também anunciarem essas informações, e terem também uma prática de locução, do uso profissional da voz no rádio. Cada um elaborou um texto curto, na forma de um comentário radiofônico, para apresentar as informações a um ouvinte e introduzi-lo, prepará-lo para a apreciação, para a experiência da escuta. Nessa atividade prática, os participantes puderam uma noção geral de todas as etapas para se fazer um programa musical de rádio, desde a produção, discutindo o roteiro, a parte conceitual, o possível público-alvo, passando pela gravação, a edição e a montagem, até a veiculação, que hoje em dia está a toda na Internet, a exemplo dos trabalhos de rádio postados em podcasts como os do Blog Cultura Ciliar.
Ouça o programa produzido na segunda oficina de Música e Rádio, na Semana de Comunicação da UFC:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Adorei a nova cara do blog, espetacular meu amigo, grande abraço.
Postar um comentário