domingo, 15 de maio de 2011

Música e Rádio - Por Uma Cultura de Paz - 01/02/2011




Uma sugestão para a leitura desta postagem é colocar o áudio para tocar antes de começar a ler.


Programa Por Uma Cultura de Paz
Rádio Universitária FM - 107,9 MHz
Fortaleza, 1° de fevereiro de 2011.
Produção e Apresentação: Marta Aurélia
Operação de áudio: Carlos Augusto Lima
Co-produção e Colaboração: Marco Leonel Fukuda

Essa é a ficha técnica do programa "Por Uma Cultura de Paz" do dia 1° de fevereiro deste ano, na Rádio Universitária FM da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tive o prazer de ser colaborador na elaboração da seleção musical do programa da Marta Aurélia, que vai ao ar de segunda a sexta às 15h. O desafio era fazer a escolha de uma lista de músicas para um programa de rádio, meio de comunicação acompanhado por milhares de pessoas. Essa sequência de músicas deveria misturar peças instrumentais e canções (os instrumentos musicais e o canto têm cada qual a sua voz, a sua fala), uma seleção dialógica para cativar o ouvinte e que - importantíssimo - não fosse só baseado em minhas predileções pessoais ou no que "faz sucesso". O cardápio sonoro precisa ser variado para que a degustação dos ouvintes seja a mais diversificada possível. Os ouvintes devem ser tratados como ouvidos pensantes, como ensina o compositor e teórico canadense R. Murray Schafer. A proposta do programa também é de tecer comentários sobre as músicas, conversar sobre as composições, os compositores, as experiências sonoras, para dividir informações com os ouvintes. A partir disso, todos os envolvidos no fazer radiofônico (produtor, locutor, operador de áudio, ouvinte) têm a oportunidade de escutar, de apreciar com mais profundidade o conteúdo musical veiculado.

____________________________________________________________________

Comentários sobre o programa Por Uma Cultura de Paz do dia 1° de fevereiro de 2011
Após a vinheta de abertura do programa, o violonista e compositor Canhoto da Paraíba interpreta de sua autoria a peça instrumental Pisando em Brasa, com citações ao frevo Vassourinhas (Matias Rocha/Joana Batista), ao choro Tico-tico no Fubá (Zequinha Abreu), à toada-baião Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) e ao choro Um a Zero (Pixinguinha). A cantora Zizi Possi inaugura a parte vocal, cantando Bom Dia, de Swami Junior e Paulo Freire.

O Trenzinho do Caipira, tocata da Bachianas Brasileiras n° 2, de Heitor Villa-Lobos e Drifting do violonista norte-americano Andy McKee foram as peças instrumentais escolhidas para o BG (background, o fundo musical do programa, para marcar transições de quadros e ilustrar a fala).

Lenine sucede Zizi com O Marco Marciano, bela música construída em versos de cordel e entoada por viola caipira. O grupo mineiro UAKTI, um dos mais importantes da cena brasileira de música instrumental, apresenta Tema e Variação I sobre Águas de Março de Tom Jobim. O grupo Encontros Casuais apresenta E hoje o trem partiu, de Carlos Hardy e Wagner Mineiro, bela canção da recente safra da música autoral cearense, seguida por mais um trecho de O Trenzinho do Caipira de Villa-Lobos.

Depois do intervalo para o boletim de notícias, tocam o prefixo central da emissora e a vinheta característica do programa Por Uma Cultura de Paz. O programa volta do intervalo com música instrumental: escolhemos La Valse d'Amélie do compositor francês Yann Tiersen, trilha sonora do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Rain do compositor japonês Ryuichi Sakamoto segue a sequência instrumental.

Felipe Breier interpreta Brincadeira de Alan Mendonça e Lenine Rodrigues, música que fala com ternura sobre a infância e integra, junto com E hoje o trem partiu, o repertório da coletânea Bora! do movimento Ceará Autoral Criativo, para valorizar a produção contemporânea local. Consiglia Latorre canta Alguém Total, de Dante Ozzetti e Luiz Tatit, música que também fala de carinho, de sentimentos amorosos. Voz e violão se encontram em Alguém Total de uma forma tão peculiar e delicada. O trem (mais uma vez trechos de O Trenzinho do Caipira), que é símbolo da cultura de Minas Gerais, também introduz a voz de Milton Nascimento, que canta Dança dos Meninos, de Marco Antônio Guimarães (UAKTI) e de Milton. A voz e a viola de Almir Sater sucedem Milton, com Ana Raio e Zé Trovão. Na continuação, a voz de Mônica Salmaso faz o solo da introdução de Você, você de Chico Buarque e Guinga, na interpretação do próprio Chico Buarque, música que encerra a seleção musical do programa.

Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo

Nenhum comentário: