domingo, 10 de outubro de 2010

Divulgado o resultado final do I Festival de Música da Rádio Universitária

Foi divulgado na última sexta-feira, dia 08/10, ao vivo, às 18h, o resultado final do I Festival de Música da Rádio Universitária FM. Cheguei em casa correndo do último dia da XIX Semana de Comunicação da UFC. Sintonizei na rádio e, de tanta ansiedade por saber se minha música ficou entre as dez mais votadas, enrolado na toalha, não consegui desgrudar do rádio para tomar um banho, o que só fiz após a emoção de ter novamente ouvido "Ciliares" e da Marta Aurélia ter declarado que minha música tinha ficado em 2° lugar na categoria Música Instrumental. Notei que ela tinha uma entonação alegre, satisfeita na locução, pois estava surpresa e contente com o resultado que ela naquele momento narrava. Foi a segunda vez que ouvi uma música minha tocando numa rádio (na mesma 107,9 MHz), acrescentando a emoção de ter uma música finalista em um festival de música regional.

Pulei de alegria, para então tomar banho, pois faria uma apresentação na mesma noite no SESC Iracema, pelo lançamento do CD "Bora!", primeira coletânea do movimento Ceará Autoral Criativo. Fiquei feliz pelo Jefferson Portela, que, com a música "A Bala", ficou em 3° lugar na categoria música com letra, e pelo Edinho Vilas Boas, que, com a música "Retumbante", ficou em 5° lugar na mesma categoria. Ambos são companheiros meus do movimento Ceará Autoral Criativo, no qual estamos todos somando forças na batalha da produção cultural independente e contemporânea, na luta pelos espaços e pelo merecido reconhecimento à produção atual do nosso Estado.

O resultado do I Festival de Música da Rádio Universitária consagrou Tom Drummond, com "Seu Santo", na categoria música com letra; e David Calandrine, com "Quase era um choro", na categoria música instrumental, como os grandes vencedores da etapa regional, vinculada ao II Festival Nacional de Música da ARPUB (Associação das Rádios Públicas do Brasil). Ambas são músicas belíssimas (parabéns aos dois compositores) que vão representar o Ceará no festival nacional da ARPUB.

Esse relevante acontecimento da nova música cearense ainda não teve (vejam que absurdo!) cobertura da mídia impressa local, nos jornais Diário do Nordeste e O Povo, que preferiram cobrir o show caríssimo da Maria Rita no péssimo Siará Hall (que não oferece a infraestrutura mínima de equipamentos de som para eventos culturais e ainda cobra preços elevados por isso) e muitas outras programações culturais do que é comercialmente consagrado e esteticamente desgastado. Estou tomando o devido cuidado com as generalizações, há programações que, claro, têm valor, vigor estético, mérito artístico, conseguem espaço de divulgação na mídia e apelo junto à população cearense, mas falo do que é recorrente nos veículos impressos de comunicação de massa.

O Resultado final das 10 músicas vencedoras do I Festival de Música da Rádio Universitária FM em coberturas no portal da Universidade Federal do Ceará e no site da Rádio Universitária FM:

http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=10579&Itemid=1
http://www.radiouniversitariafm.com.br/site/2213/nota/160230

Apesar disso, quero expressar a minha alegria pela 2ª colocação na categoria Música Instrumental. Os dois primeiros colocados (David Calandrine e eu, Marco Leonel Fukuda) nessa categoria são compositores violonistas, demonstrando que o violão é um instrumento de destaque na produção musical do Ceará. Quero agradecer a todos os amigos que incentivaram, que votaram em "Ciliares" no site da Universitária FM e estão acompanhando a minha trajetória como músico.

Sonoros abraços,

Marco Leonel Fukuda
Fortaleza, 10 de outubro de 2010.

Nenhum comentário: