domingo, 10 de outubro de 2010

Sobre a XIX Semana de Comunicação da UFC

Após quatro anos de interrupção, a Semana de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) volta a ser realizada. O evento, organizado pelo Diretório Acadêmico Tristão de Athayde (DATA - Comunicação Social UFC), aconteceu na semana passada, entre os dias 4 a 8 de outubro de 2010 no Centro de Humanidades Área 2 (CH2) no Campus Benfica da UFC em Fortaleza. Comemorou os 45 anos de criação do curso de Comunicação Social da UFC (1965-2010).

Entre oficinas, grupos de discussão, painéis, palestras, apresentações de trabalhos práticos e científicos, integração com o curso de Jornalismo da UFC - Cariri recém-inaugurado, foi uma semana bastante proveitosa. Há perspectivas para que o evento seja organizado novamente em 2011, com a participação crescente da comunidade acadêmica. Discutiram-se temáticas variadas sobre a formação do comunicador, novas tecnologias, cultura popular, interfaces da comunicação.

O 2° semestre de Jornalismo da UFC, sob a orientação da profa Mônica Mourão, realizou entrevistas com jornalistas formados pela UFC ao longo dos 45 anos do curso de Comunicação Social. Esse trabalho integrou a exposição que comemorou essa efeméride, junto com trabalhos jornalísticos e peças publicitárias dos alunos da UFC ao longo dessas quatro décadas e meia. As entrevistas foram postadas, na íntegra, no site da XIX Semana de Comunicação: www.semanadecomunicacaoufc.blogspot.com

Participei da primeira palestra da semana, com a professora Mônica Mourão, promovida pelo Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social) sobre representações na mídia, concessões públicas e políticas de radiodifusão no Brasil. A segunda palestra era sobre Internet, Eleições e Democracia com o prof Jamil Marques, que também coordenou as apresentações que assisti de trabalhos científicos sobre novas tecnologias, como as redes sociais, podcasts, interatividade, jornalismo digital.

Assisti ao primeiro telejornal produzido pelo Petv, projeto de extensão de telejornalismo ligado ao PetCom (Programa de Educação Tutorial do curso de Comunicação Social/UFC) e ao primeiro telejornal "Semana na TV", apresentado na solenidade de abertura. Gostei bastante do projeto de rádiodocumentário sobre a Padaria Espiritual, do trabalho sobre o podcast da Revista Bravo!, do artigo sobre o Twitter e o Microblogging, da estruturação e do layout do site do GRIM (Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia - www.grim.ufc.br). Participei do programa Radiação do dia 08/10, na Radiadora, a rádio dos estudantes de Comunicação Social da UFC, que tinha duas edições diárias durante a Semana de Comunicação de 2010.

João Ernesto Mota (Publicidade e Propaganda/UFC - 7° semestre) coordenou o Grupo de Discussão Cultura Popular: Canto para outros cantos, que contou com o professor Wellington Jr (ICA-UFC) e Fabiano de Cristo (músico, produtor, diretor de cultura do Sesc Iracema em Fortaleza) como debatedores convidados. A apresentação de um documentário sobre os cantos de trabalho nas plantações de cacau na Bahia e de vídeos de apresentações de grupos de coco de praia e de sertão, como Coco do Iguape (Aquiraz-CE) e o Coco Frei Damião (Juazeiro do Norte-CE) e Raízes de Arcoverde (PE) suscitou uma série de discussões sobre a cultura popular, as relações entre o tradicional e o contemporâneo, o aspecto estético da vida, as manifestações culturais como expressão do espírito criativo do ser humano. O GD de Cultura Popular foi a programação mais rica e interessante, terminou com a sugestão da criação de um grupo de estudos sobre o tema, o que empolgou a muitos, apesar de famintos e ansiosos estivessem para almoçar.

A XIX Semana de Comunicação da UFC foi um evento marcante, que, com certeza ampliou a minha visão sobre Jornalismo, Comunicação, Cultura e suas temáticas, polêmicas, questões problemáticas, perspectivas e possibilidades. Espero participar das próximas edições, que, sem dúvida, muito irão acrescentar à minha formação acadêmica como jornalista, comunicador e músico.

Marco Leonel Fukuda
Fortaleza, 10 de outubro de 2010.

Nenhum comentário: