sábado, 21 de abril de 2012

Sons de Cinema

Sons de Cinema é um programa radiofônico produzido por Raiana Carvalho e Marco Leonel Fukuda para a programação especial de final de ano da Rádio Universitária FM, da Universidade Federal do Ceará (UFC). É uma série de quatro programas, veiculados em dezembro de 2011 na Universitária FM, com entrevistas com profissionais da área de som no cinema.

Na série, são discutidos os conceitos de som, de trilha sonora, de som direto, de desenho sonoro (sound design), de produção sonora (captação, edição e mixagem) para cinema e audiovisual, de composição de trilhas musicais, de músicas com função dramática e canções originais para filmes. Ao longo das entrevistas, há momentos de inserção de sons que ilustram as discussões sobre essa temática em que as mídias rádio e cinema dialogam pela via do som.

São quatro pontos de vista distintos para a integralidade da série Sons de Cinema: uma professora universitária e pesquisadora do som no cinema, um músico e compositor de trilhas sonoras para cinema, dois técnicos de som direto e um cineasta e diretor de filmes. Esses quatro personagens entrevistados nos ensinam a "audiover" os filmes, a apreciar os elementos sonoros do cinema, e a ampliar o conceito de som nas produções cinematográficas.


Entrevista com a professora Shirley Martins (Cinema e Audiovisual-UFC):


Entrevista com o músico e compositor Fernando Moura (RJ):


Entrevista com os técnicos de captação de som direto Marco Rudolf e Danilo de Carvalho (CE):


Entrevista com o diretor e cineasta Joe Pimentel (CE):


Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo
Foto: www.meyersound.com

Nenhum comentário: