sábado, 17 de setembro de 2011

Banaína, a nova bebida da cultura cearense

Fonte: www.docespontinhos.com
"Banana é o pau que rola", esse é um ditado popular antigo, para se referir à banana como algo trivial, comum, uma fruta acessível, barata, que se planta praticamente em qualquer lugar, "que faz é lama", citando mais uma gíria do linguajar cearense. Banana é uma fruta que está presente desde a região do Maciço de Baturité, próxima à serra de Guaramiranga até às brenhas da América Latina, descritas nas obras literárias de escritores como Gabriel García Márquez. Comentei com a Camila Mont'Alverne, minha colega de sala no curso de Jornalismo da UFC e colaboradora do site A Preço de Banana, que, por exemplo, no Japão (terra da minha família paterna) banana, assim como manga e outras frutas tropicais são extremamente caras, utilizadas até para dar presentes, e o referencial de "a preço de banana" muda radicalmente.
Fonte: www.sociedadeblog.blogspot.com
Pois bem, um belo dia, recentemente, dona Junia volta do trabalho de campo no interior, e traz três garrafas de suco de banana clarificado. Aqui em casa, todo mundo achou curioso o conteúdo dessas garrafas vindas de Pacajus. Suco de banana, como era possível?

Foto: Marco Leonel Fukuda
 Já tínhamos experimentado banana em outros formatos: doce de banana, bananada (que aqui no Ceará, não é o doce de banana como se chama no centro-sul do Brasil, mas a vitamina feita no liquidificador), banana caramelizada, banana no meio da comida do almoço (aquele toque agridoce), banana no café-da-manhã, na merenda. Mas o suco de banana clarificado era algo inédito para nós. Colocamos na geladeira para resfriar e, em seguida, experimentarmos a exótica bebida. Provamos e tinha gosto, pra quem se lembra, daquelas antigas balas chitas de banana (ou bombons, na fala cearense), mas no estado líquido. É um suco saboroso e tem gosto de infância.

Decidi chamar a bebida de banaína, para comparar com o mesmo sufixo do nome da cajuína, que é o suco de caju também clarificado, bebida homenageada por Caetano Veloso e devidamente incorporada à nossa cultura nordestina, cearense. A banaína é mais um produto derivado dessa fruta tão presente no nosso cotidiano. É um alimento tão nutritivo que se transfigura, que muda de estado físico, para, assim como a sua prima cajuína, se tornar atrativa para o paladar dos cearenses e parte da cultura brasileira, um patrimônio nacional.

Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo

Como funcionam as falsas notícias (legendado)

Vídeo legendado sobre a produção de falsas notícias, ou sobre as influências negativas das assessorias de imprensa ou setores de comunicação de grandes conglomerados empresariais sobre a programação televisiva. Em muitos casos, as emissoras de televisão negligenciam a realização de um trabalho consistente na técnica e na ética de apuração jornalística, de produção de pauta, para transmitir conteúdos previamente combinados pelos press-releases oriundos de anunciantes. É uma trama midiática de interesses comerciais, que prejudicam bastante a independência editorial dos veículos de comunicação e a crebilidade desses meios diante do público.

Esse vídeo foi apresentado no seminário que teve como tema o "Jornalismo Mentira" ou fraudes na atividade jornalística na disciplina de Ética e Legislação em Jornalismo, orientação da professora Mônica Mourão, no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O seminário foi apresentado no primeiro semestre de 2011 pelos alunos Catherine Santos, Paulo Jefferson, Marco Leonel Fukuda, Renata Nunes e Rosana Reis.


O filme original - How the fake news works - UpDoc Films:
http://www.youtube.com/watch?v=UMIh4yucVUc

Tradução e Legendas: Marco Leonel Fukuda
Blog Cultura Ciliar (www.culturaciliar.blogspot.com)


Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo

sábado, 3 de setembro de 2011

Oficina Música e Rádio

Turma de Música e Rádio da IV DESCOM - 2011.2

No começo do mês de agosto, a Oficina de Música e Rádio fez parte da programação da 4ª Semana de Descomunicação, promovida pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (PETCOM-UFC). A oficina teve dois dias de duração, entre os dias 3 e 4 de agosto de 2011.

Música e Rádio - 1º dia

Na manhã do dia 3 de agosto, discutimos a música no rádio e a música para o rádio, por meio de relatos de experiências de extensão no site da Rádio Universitária FM da UFC e também da apreciação de trabalhos de diversos formatos radiofônicos (notícia, entrevista, reportagem, radiodocumentário, radiodrama). Em relação ao site da Universitária FM, falamos sobre a seção Artista da Semana (entrevistas especiais com músicos cearenses), a cobertura da VIII Semana de Humanidades UFC/UECE, o Programa Brasil Novos Sons, as notícias da programação cultural de Fortaleza. Reservamos um tempo para apresentar o trabalho de criação do novo pacote de vinhetas institucionais da emissora, que completa 30 anos em outubro de 2011. As vinhetas de rádio são um caso de estudo à parte, por serem trabalhos de produção publicitária para rádio, ao mesmo tempo que, seu processo de produção, são discutidas a linha editorial e a identidade sonora de uma emissora de rádio, assuntos caros ao jornalismo.

O rádio é a mídia em que o som é o protagonista, e onde música e comunicação dialogam de forma mais plena. É tanto que a música pode ser tema de matérias produzidas para rádio, uma área de atuação do radialista (discotecário/produtor de programas músicas), e ainda podemos compreender a música como um recurso técnico e estético de rádio, como fundo musical de reportagens, em vinhetas e jingles.

Música e Rádio - 2º dia

Na manhã do dia seguinte, 4 de agosto, fomos ao Estúdio-Laboratório de Rádio da Comunicação Social e tivemos uma experiência prática após todas as discussões teóricas do dia anterior. O desafio era produzir, gravar, editar e montar um programa musical de rádio em 3 horas, para uma edição especial do programa Paisagem Sonora da Radiadora UFC. Cada aluno participante da oficina levou cinco músicas, para escolher duas. Foram orientados a escolher músicas leves, para o horário de uma da tarde, e elaboramos coletivamente um roteiro com a ordem das músicas que tocariam no programa. Cada participante fez a locução anunciando as músicas que escolheu, com informações como título, nomes de compositores e intérpretes, seguidas de breves comentários sobre a música, os artistas, se eram trilhas de novelas, de filmes ou se estavam presentes em um determinado disco. Fizemos a edição e a montagem utilizando os canais de áudio do software Sony Vegas, mostrando como eram os processos de gravação, cortes, equalização de canais, pré-mixagem. Posteriormente, o programa Paisagem Sonora especial da Oficina de Música e Rádio da DESCOM recebeu o acabamento (ou a masterização) no software Sony Sound Forge, para equilibrarmos os volumes das vinhetas de abertura e encerramento com as falas dos alunos-locutores e com as músicas do roteiro do programa.

Foi uma experiência muito interessante de nessa oficina discutir os caminhos de possibilidades de encontro entre a música e a comunicação através do rádio. Os participantes eram, em sua maioria, alunos do 1º ano de Comunicação Social, que não ainda tiveram aulas de rádio na faculdade e que também não são de uma geração que, em geral, cresceu ouvindo rádio em casa. A partir disso, foi oportuna uma reflexão que fizemos de como o rádio renasce na Internet, integrando conteúdos sonoros em plataformas multimídia online. E cabe à nossa geração aprender sobre as experiências que gerações passadas tiveram com o rádio, para ressignificá-las, recriar o rádio, e renovar o seu uso como ferramenta de comunicação.

Disponibilizamos aqui no blog Cultura Ciliar, na íntegra, o programa musical de rádio produzido na Oficina de Música e Rádio da DESCOM:




Ficha técnica
Programa Paisagem Sonora
Especial Oficina Música e Rádio - 4 de agosto de 2011
Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Fortaleza - Ceará - Brasil
Produção e apresentação: Marco Leonel Fukuda
Colaboradores: Amanda Matos, Andressa Bittencourt, Bárbara George, Francisco Neto, Luana Barros, Patrício Alencar, Rochelly Guimarães e Yuri Rafael.
Fotografia: Andressa Bittencourt, Luana Barros e Márcio Peixoto.


Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo
Facilitador da Oficina de Música e Rádio da IV DESCOM semestre 2011.2

Links Relacionados
Curso de Comunicação Social da UFC
PETCOM UFC
Radiadora UFC (A rádio experimental dos alunos de Comunicação Social da UFC)
Cultura Ciliar - III DESCOM 
Cultura Ciliar - Programa Paisagem Sonora - 20/05/2011
Cultura Ciliar - Programa Paisagem Sonora - 27/05/2011