quarta-feira, 25 de maio de 2011

Música e Rádio - Paisagem Sonora - 20/05/2011

No ar, agora pelas ondas virtuais da internet, a primeira edição do programa Paisagem Sonora na Radiadora - A rádio dos estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC). Produção e apresentação é de Marco Leonel Fukuda, com apoio do PETCOM. Foi a experiência inicial de um programa de música com uma proposta de apreciação musical compartilhada para ouvidos pensantes. Tanto o conceito de paisagem sonora (soundscape) e de ouvidos pensantes são do teórico canadense R. Murray Schafer, da reflexão sobre os sons que nos rodeiam o imaginário, que compõem a cultura e formam uma analogia com o que no inglês se expressa por landscape, uma visão de um horizonte sonoro, de contornos melódicos, da presença da música (nos mais diversos aspectos).

A primeira transmissão de Paisagem Sonora foi na sexta passada, dia 20 de maio, direto do Centro de Humanidades Área 2 (CH2) no Campus Benfica da UFC. A proposta é continuar o programa todas as sextas, das 13h às 14h, no intervalo do almoço antes das aulas do período da tarde. Ouça a primeira edição do programa Paisagem Sonora:


_______________________________________________________________

Roteiro do programa Paisagem Sonora - (Radiadora UFC) - 20/05/2011

Música - compositor(es) - intérprete(s)

1. O Trenzinho do Caipira - Heitor Villa-Lobos - Orquestra Sinfônica Brasileira
2. Do amor - Tulipa Ruiz - Tulipa Ruiz
3. Lamento Sertanejo - Gilberto Gil e Dominguinhos - Gilberto Gil
4. Jongo - Paulo Belinati - Jaime Ernest Dias e Matheus Caetano
5. Ponto de Encontro - Milton Nascimento e Zé Renato - Zé Renato e Renato Braz
6. Nuovo Cinema Paradiso - Ennio Morricone - Trilha sonora do filme "Cinema Paradiso"
7. O Cantador - Dorival Caymmi e Nelson Motta - Elis Regina
8. Eu tô lá no mar - David Duarte - David Duarte
9. Apanhei-te cavaquinho - Ernesto Nazareth - Orquestra de Violões de Brasília
10. Cavalo Marinho - Juarez Moreira e Simone Guimarães - Consiglia Latorre
11. Folia dos Reis Magos - Marco Antônio Guimarães - UAKTI
12. Futuros Amantes - Chico Buarque - Chico Buarque
13. La Valse D'Amélie - Yann Tiersen - Trilha sonora do filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain"
14. Teia de Renda - Nonato Luiz e Túlio Mourão - Nonato Luiz e Túlio Mourão
15. Santa Morena - Jacob do Bandolim - Hamilton de Holanda
16. Quartzo Verde - Marcos Maia - Quarteto de Violões da UFC

Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo

domingo, 15 de maio de 2011

Música e Rádio - Por Uma Cultura de Paz - 01/02/2011




Uma sugestão para a leitura desta postagem é colocar o áudio para tocar antes de começar a ler.


Programa Por Uma Cultura de Paz
Rádio Universitária FM - 107,9 MHz
Fortaleza, 1° de fevereiro de 2011.
Produção e Apresentação: Marta Aurélia
Operação de áudio: Carlos Augusto Lima
Co-produção e Colaboração: Marco Leonel Fukuda

Essa é a ficha técnica do programa "Por Uma Cultura de Paz" do dia 1° de fevereiro deste ano, na Rádio Universitária FM da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tive o prazer de ser colaborador na elaboração da seleção musical do programa da Marta Aurélia, que vai ao ar de segunda a sexta às 15h. O desafio era fazer a escolha de uma lista de músicas para um programa de rádio, meio de comunicação acompanhado por milhares de pessoas. Essa sequência de músicas deveria misturar peças instrumentais e canções (os instrumentos musicais e o canto têm cada qual a sua voz, a sua fala), uma seleção dialógica para cativar o ouvinte e que - importantíssimo - não fosse só baseado em minhas predileções pessoais ou no que "faz sucesso". O cardápio sonoro precisa ser variado para que a degustação dos ouvintes seja a mais diversificada possível. Os ouvintes devem ser tratados como ouvidos pensantes, como ensina o compositor e teórico canadense R. Murray Schafer. A proposta do programa também é de tecer comentários sobre as músicas, conversar sobre as composições, os compositores, as experiências sonoras, para dividir informações com os ouvintes. A partir disso, todos os envolvidos no fazer radiofônico (produtor, locutor, operador de áudio, ouvinte) têm a oportunidade de escutar, de apreciar com mais profundidade o conteúdo musical veiculado.

____________________________________________________________________

Comentários sobre o programa Por Uma Cultura de Paz do dia 1° de fevereiro de 2011
Após a vinheta de abertura do programa, o violonista e compositor Canhoto da Paraíba interpreta de sua autoria a peça instrumental Pisando em Brasa, com citações ao frevo Vassourinhas (Matias Rocha/Joana Batista), ao choro Tico-tico no Fubá (Zequinha Abreu), à toada-baião Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) e ao choro Um a Zero (Pixinguinha). A cantora Zizi Possi inaugura a parte vocal, cantando Bom Dia, de Swami Junior e Paulo Freire.

O Trenzinho do Caipira, tocata da Bachianas Brasileiras n° 2, de Heitor Villa-Lobos e Drifting do violonista norte-americano Andy McKee foram as peças instrumentais escolhidas para o BG (background, o fundo musical do programa, para marcar transições de quadros e ilustrar a fala).

Lenine sucede Zizi com O Marco Marciano, bela música construída em versos de cordel e entoada por viola caipira. O grupo mineiro UAKTI, um dos mais importantes da cena brasileira de música instrumental, apresenta Tema e Variação I sobre Águas de Março de Tom Jobim. O grupo Encontros Casuais apresenta E hoje o trem partiu, de Carlos Hardy e Wagner Mineiro, bela canção da recente safra da música autoral cearense, seguida por mais um trecho de O Trenzinho do Caipira de Villa-Lobos.

Depois do intervalo para o boletim de notícias, tocam o prefixo central da emissora e a vinheta característica do programa Por Uma Cultura de Paz. O programa volta do intervalo com música instrumental: escolhemos La Valse d'Amélie do compositor francês Yann Tiersen, trilha sonora do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Rain do compositor japonês Ryuichi Sakamoto segue a sequência instrumental.

Felipe Breier interpreta Brincadeira de Alan Mendonça e Lenine Rodrigues, música que fala com ternura sobre a infância e integra, junto com E hoje o trem partiu, o repertório da coletânea Bora! do movimento Ceará Autoral Criativo, para valorizar a produção contemporânea local. Consiglia Latorre canta Alguém Total, de Dante Ozzetti e Luiz Tatit, música que também fala de carinho, de sentimentos amorosos. Voz e violão se encontram em Alguém Total de uma forma tão peculiar e delicada. O trem (mais uma vez trechos de O Trenzinho do Caipira), que é símbolo da cultura de Minas Gerais, também introduz a voz de Milton Nascimento, que canta Dança dos Meninos, de Marco Antônio Guimarães (UAKTI) e de Milton. A voz e a viola de Almir Sater sucedem Milton, com Ana Raio e Zé Trovão. Na continuação, a voz de Mônica Salmaso faz o solo da introdução de Você, você de Chico Buarque e Guinga, na interpretação do próprio Chico Buarque, música que encerra a seleção musical do programa.

Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo

sábado, 14 de maio de 2011

Cartaz de arte gráfica estilo Mondrian

Arte do cartaz: Marco Leonel Fukuda

Esse cartaz é resultado de uma atividade proposta na aula de Planejamento Gráfico, do professor Luis Sérgio Santos, disciplina do 3° semestre do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto foi elaborado por meio de caixas retangulares com cinco cores básicas aplicadas (branco, preto, amarelo, azul e vermelho) no software Adobe InDesign.

O InDesign é um programa utilizado principalmente para a diagramação eletrônica de publicações editoriais impressas, de projetos gráficos para livros, jornais e revistas.


O cartaz possui um aspecto de tapeçaria, e segue o estilo do artista holandês Mondrian (1872-1944), que utilizava essa lógica de alinhamento de blocos retangulares e paleta básica de cinco cores em muitos dos seus trabalhos para a revista De Stijl. As obras de Mondrian tiveram repercussão no design e na arquitetura do século XX.

Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo

terça-feira, 10 de maio de 2011

Borandá Brasil, convida o Coral da UFC



O texto original desta postagem foi perdido no "apagão" do Blogspot dos dias 12 e 13 de maio de 2011. Esta segunda versão é baseada exclusivamente pela memória.

Borandá Brasil, convida o Coral da UFC
O Coral da Universidade Federal do Ceará apresenta a 2ª temporada do espetáculo cênico-musical Borandá Brasil nos três últimos finais de semana de maio no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Em Borandá Brasil, o Coral da UFC é uma trupe circense, que leva o público a um passeio itinerante pelo cancioneiro da música brasileira. O convite é para navegarmos pelas trilhas sonoras dos interiores do Brasil e dos brasileiros, apreciando o
canto coletivo que fala da formação da nossa pátria.

Um dos desafios do coral é interpretar as canções enquanto se movimenta pelo picadeiro em que é transformado o palco do Teatro Dragão do Mar. O cenário é uma alta lona de uma tenda de circo, e o público é envolvido em uma atmosfera sonora e lúdica de sonho, fantasia e magia. Truques de mágica são executados ao vivo e a plateia se surpreende, os presentes reavivam a curiosidade de sua criança interior. O trabalho musical do Borandá, como muitos carinhosamente se referem a esse projeto-espetáculo, dialoga com as linguagens artísticas do teatro, da dança, do circo, da cenografia, da iluminação, da maquiagem, do design de figurino. Borandá Brasil é mais um projeto do cinquentenário Coral da UFC (fundado em 1959) em que é realizada uma pesquisa abrangente na linha de coro cênico. O trabalho desenvolvido busca uma alternativa contemporânea para a tradicional formação de coral europeu. É um grupo de cantores que está em cena e não está parado, segurando comportadamente pastas com partituras das peças cantadas. Flauta, violão e percussão são os instrumentos musicais complementares, utilizados para afinar os cantores e dar apoio harmônico e rítmico às vozes do coral.

Sendo um coral misto (em que vozes masculinas e femininas atuam juntas), o Coral da UFC possui a formação da tetrafonia clássica, herdada da música europeia, do coro dividido em quatro naipes, as quatro vozes ou classificações vocais soprano, contralto, tenor e baixo (coro SATB).



Repertório
O repertório de Borandá Brasil é envolvente e diversificado, traz à tona a brasilidade, o sentimento de pertença, a valorização das identidades culturais do povo brasileiro. No espetáculo, ouvimos as sonoridades das raízes culturais do nosso país. O repertório integra as músicas indígena, regional nordestina, europeia e africana. Borandá de Edu Lobo e Procissão da Chuva de Cacilda Borges Barbosa e Wilson Rodrigues falam da seca do Nordeste brasileiro, do sertanejo que reza pedindo chuva e são músicas que tocam a alma pela sua beleza e sensibilidade. Jogo de Angola de Paulo César Pinheiro representa a contribuição cultural dos negros, a matriz africana e aborda a escravidão, o batuque, a capoeira. Cunhataiporã de Geraldo Espíndola apresenta o canto ritualístico indígena, os sons da mata, e é uma viagem em que todos estão à bordo de uma canoa descendo o rio Paraguai.

O coral interpreta Construção de Chico Buarque, seguindo as exigências de precisão métrica e complexidade estrutural da obra, momento emocionante que põe a plateia em estado de suspensão. Outra música de um contexto mais urbano é Tropicália de Caetano Veloso, canção de cunho político, de resistência ao autoritarismo do regime militar no Brasil. No arranjo de Tropicália, o coral faz sons vocais imitando guitarras elétricas distorcidas. Outras surpresas no programa já são conhecidas de quem já foi, que tem este mês a oportunidade de rever o Coral da UFC e convidar quem ainda não assistiu ao Borandá Brasil.

A atual temporada é uma releitura da primeira montagem de Borandá Brasil de 2004. Em 2005, o coral fez uma turnê pela Alemanha. Após essa temporada nos três últimos finais de semana de maio, o Coral da UFC fará uma turnê em novembro de 2011 no interior de São Paulo e na Austrália.

Serviço:
Coral da UFC apresenta Borandá Brasil -
Teatro Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Únicas apresentações nos dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de maio de 2011.
Horário: 20h15min
Ingressos: R$14,00 / R$7,00
Mais informações no site oficial: www.coral.ufc.br
pelo twitter: @coraldaufc

Entrevista da seção Artista da Semana com o Coral da UFC - Site da Rádio Universitária FM:
http://www.radiouniversitariafm.com.br/oktiva.net/2213/nota/157824

Marco Leonel Fukuda
Músico e estudante de Jornalismo