domingo, 16 de maio de 2010

Música - Grupo Vocal DizBocados

O Grupo Vocal DizBocados apresentou nos dias 9 e 16 de maio de 2010, pelo projeto Domingo Musical, o recital "Beatlelados" no Auditório do Espaço Mix do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza. O ingresso (R$ 1 a meia-entrada) seguiu a política de democratização do acesso à cultura. A casa esteve cheia nos dois dias da temporada, mesmo na primeira sessão, feita no dia das Mães.

O quinteto vocal misto, composto pelas sopranos Ana Oliveira e Lenina Silva, pelo contratenor Tom Junior, pelo tenor Davi Silvino e pelo barítono João Victor Barroso, levou ao público nessas duas récitas música da mais alta qualidade, um presente aos ouvidos, um alimento para a alma. O grupo, formado em janeiro de 2008 por estudantes dos cursos de Música da UFC e da UECE, tem se destacado na cena musical de Fortaleza por arranjos vocais ousados e experimentais de um dos grupos mais importantes da música do século XX, os Beatles, o quarteto de talentosos músicos de Liverpool-Inglaterra que tantas gerações têm influenciado.

Para quem não conhece o trabalho do grupo DizBocados, pouco se surpreenderia ao descobrir que fazem um projeto com a música dos Beatles. Tantos outros já tentaram, e a maioria tem estancado numa tentativa frustrada de mais um "cover" de banda, de imitação macaqueada. Já o grupo DizBocados, possuidor de vários diferenciais, surpreende a plateia com as suas belas vozes, precisa técnica vocal, dinâmica afinada de grupo no palco, arranjos caprichados, nos quais podemos perceber a exploração de inúmeras possibilidades de timbres e de ritmos variados utilizando percussão corporal. Podemos ainda ouvir sons de instrumentos musicais imitados com voz humana como trompete, violino, bateria, percussão, baixo, solos de guitarra elétrica distorcida. Não se escondem atrás de instrumentos e de ginásticas musicais, do virtuosismo demagógico de técnica arrogante, exibicionista, isolada e descontextualizada. Os cinco cantores no palco interagem bastante com o público, munidos apenas de microfones e nada mais. Não precisam se vestir de paletó e gravata preta, nem colocar brilhantina e partir os cabelos ao meio. Tampouco nos distraímos com figurinos esvoaçantes e cenários mirabolantes. O que impressiona é a força da música feita na essência, a mesma que penetra na alma sem pedir licença. Conseguem uma façanha e tanto passando para nós o lirismo, a inspiração e o espírito jovial dos Beatles, que até hoje conquistam fãs nos quatro cantos do planeta, mesmo com quarenta anos do encerramento de suas atividades.

Como diz Lenina Silva, soprano e uma das arranjadoras do grupo, são todos "Beatlelados, bitolados por Beatles e por canto", e conseguem passar essa paixão, esse amor nos sons que elaboram com carinho e entregam primorosamente aos nossos ouvidos. O grupo DizBocados fez nesta temporada apenas uma prévia do show "Beatlelados", que será apresentada no final de 2010. O blog Cultura Ciliar está aguardando essa novidade e já está de prontidão para fazer a próxima cobertura e trazer mais uma apreciação crítica de arte para os seus leitores-internautas.

Um comentário:

Tati Olsen disse...

acabei de ver alguns vídeos, achei bárbaro.

Parabens ao grupo, sensível e competente.

abraço
tatiane Olsen de São Paulo